Corpus Christi

A bula Transiturus de hoc mundo (Passando deste mundo), outorgada pela autoridade do Pontífice Urbano IV no longínquo ano de 1264, estabelece uma das mais importantes práticas da Fé da Igreja desde a sua fundação por N.S Jesus Christo. Fora, aliás, o próprio Mestre quem instituíra a festa litúrgica em honra de seu Santíssimo Corpo e de seu Preciosíssimo Sangue.

A didática do calendário litúrgico da Igreja Católica é altamente eficiente, há milênios os fiéis são instruídos nas matérias de Fé e chamados, sazonalmente, ao esforço dos preceitos da religião. “Amar a Deus acima de todos as coisas e ao próximo com a ti mesmo” é o fundamento do Cristianismo. Fundamento este dotado de profundas e permanentes implicações morais.

A celebração litúrgica que observamos hoje é ocasião própria para seríssimas reflexões sobre as responsabilidades individuais do cristão. Não é necessário ter lido — e entendido — de fio a pavio a gramática Latina do Napoleão Mendes de Almeida para acessar, no bom Português, a tradução dessas palavras latinas: Corpus Christi é o Corpo de N.S. Nesta data a Igreja convida o fiel a refletir sobre o grau de comprometimento, de responsabilidade e de consciência com o qual ele está comungando.

Hoje, fala-se muito em vocação; vocação para a vida intelectual, para a vida matrimonial, bélica, operária, mansa, heroica, sacrificial. Contudo, existe um vocativo universal para o qual todos foram chamados: a vocação para a Santidade. Especialmente nesta data, a Igreja, mãe e mestra, conduz o cristão a um exame apurado da sua própria consciência.

Não é lícito aproximar-se do Santíssimo Sacramento em estado de pecado mortal. Hoje, é inegável a atmosfera de negligência, de leviandade e até de desdém com que as pessoas, os fiéis, aproximam-se para comungar. A Santa Missa parece ter se transmutado em mais um evento de entretenimento semanal; um acontecimento banal, menos empolgante do que ir ao cinema ou ao botequim com os amigos. Objetivamente, a mensagem do Corpus Christi é de uma clareza e eloquência constrangedoras: como estou comungando?

Vitor Marcolin
Enviado por Vitor Marcolin em 03/06/2021
Código do texto: T7270597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.