Perceber-se

Djamila Ribeiro, uma filósofa incrível e necessária, tem uma frase que por si só é reflexiva, explicativa e inspiradora. “Perceber-se é algo transformador”. Eu poderia simplesmente soltar essa frase e deixar que cada um refletisse sobre o seu impacto e seu significado, mas vou compartilhar minha pequena inspiração e espero que cada um de vocês também possa refletir a partir de suas próprias perspectivas e expectativas.

O que acontece na vida, algo que infelizmente é corriqueiro demais, é que em muitos momentos deixamos de lado a nossa essência, a nossa identidade, para então assumirmos sonhos que não são nossos, vidas que não foram pensadas por nós, hábitos que não representam os nossos projetos, personagens com os quais não possuímos a menor identificação, cuja face vestimos apenas para nos vermos livres das exigências e cobranças impiedosas que a nós são dirigidas. E isso nos leva a uma triste desconexão com a nossa própria vontade, com tudo aquilo que um dia visualizamos para o nosso próprio caminho. Deixamos de nos ver, de nos notar, de nos sentir para dirigirmos toda a nossa preciosa atenção apenas ao alheio, ao que está fora, ao que não agrega à construção de quem somos. Caminhamos por caminhos estreitos, que não foram feitos para nós. Vestimos roupas apertadas, que não foram desenhadas para nós. Calçamos sapatos insuportavelmente opressores, porque não se moldam aos nossos pés. Tudo isso por deixarmos de nos perceber.

Mas quando nos percebemos... Tudo enfim se transforma, modifica-se, assume uma nova aparência, mais vívida, mais bela, mais colorida, mais verdadeira, mais genuína, mais nossa. É quando assumimos para nós mesmos que a nossa existência também importa, que os nossos sonhos também merecem ser realizados, que nossos projetos também possuem um grande potencial para que deixem o papel e tragam mais beleza à realidade. Deixamos de ser aquelas lagartas indefesas e manipuláveis para nos tornarmos borboletas atraentes e livres que sobrevoam pelo mundo desfrutando do direito de descobrir e se encantar por cada pequenino detalhe que há por aí!

Nós nos transformamos deixando de nos importar tanto com as exigências, com os “conselhos”, que mais parecem imperativos de autoritários, com as opiniões que nada dizem sobre quem somos ou sobre o quê podemos realmente conquistar. Passamos a nos importar mais com aquela voz interior, antes tão fina e sufocada, mas agora tão potente e honrada que nos impulsiona a avançarmos, a seguirmos em frente, a percebermos nossa verdadeira essência, a nos conectarmos com o nosso próprio eu e atingirmos todo o nosso potencial.

O mundo está cheio de pessoas. Umas falando mais alto do que as outras. Umas querendo ditar os passos das outras. No meio de toda essa multidão está você. Perceba-se. Assuma-se. Tenha a boa chance de viver uma vida inteiramente sua!

(Texto de @Amilton.Jnior)