" O propósito da vida é a própria vida"
Olha que legal.
O propósito da vida é a própria vida.
A formiga se realiza sendo formiga, a árvore, sendo árvore e o humano sendo humano.
Uma formiga realizada é uma formiga feliz.
Um ser humano realizado é um ser humano feliz.
A formiga, por não ter livre arbítrio, não erra o alvo. E o seu alvo é ser formiga.
O homem, por ser livre, é livre também para errar o alvo. E o seu alvo, o seu propósito, é ser humano.
O propósito da vida é a própria vida, mas não qualquer vida, mas a mais completa vida de ser humano. E a vida humana na plenitude, é a vida mais racional e mais contemplativa, pois estes dois atributos são atributos unicamente humanos. Nenhum animal contempla o por do sol, ou contempla com lagrimas um ato generoso. Nenhum animal raciocina sobre as leis do universo.
Aquilo que temos de especial, raciocínio e contemplação é um bem, mas também uma dívida. Se não as utilizamos na sua plenitude, vivemos aquém do propósito de ser humano.
Alguém poderia pensar que, sendo o propósito da vida, a própria vida, bastaria estarmos vivos e respirando para estarmos felizes e alinhados com o nosso propósito. Assim pode ser para as árvores, mas não para aqueles que, para além da fotossíntese, raciocinam e contemplam.
Então basta racionar e contemplar qualquer coisa?
Para crescer e florescer no máximo do seu potencial, as árvores precisam do adubo certo e do clima certo.
Também o homem deve se alimentar das coisas que lhe proporcionarão o seu máximo potencial.
O alimento para o homem pleno não são os meros prazeres instintivos, aos quais compartilhamos com os outros animais. Para a potencia máxima, há que se alimentar daquilo que se tem de melhor e mais apropriado ao homem. Para nós, este alimento é a Virtude, a ética, o beleza, a Justiça, A verdade.
Assim, o propósito da vida é a própria vida, pautada pela virtude. Se temos uma vocação especifica, significa que temos um chamado nesta direção e desenvolver esse chamado com o máximo de virtude é parte do nosso propósito.
Parte do nosso propósito é contemplar o que existir de mais belo e de raciocinar o que há de mais sublime.
Os minerais, as plantas e os animais, pela falta de livre arbitrio, estão automaticamente comprometidas com seus propositos.
O homem, por escolha racional, ao se comprometer com seu propósito, ou seja, ao se comprometer com o mais alto grau de raciocínio e contemplação, alcança a máxima realização e felicidade.
Veja como voce usa o seu tempo e você verá com o que voce esta comprometido. Pode ser que voce esteja errando o alvo, errando o proposito da vida.
Etimologicamente, pecado significa errar o alvo.
Virtude é acertar o alvo. Quanto tempo voce anda comprometido com a virtude? Olhe para voce. Tudo é amor? tudo é compreensão? tudo é moderado? justo? Tudo é belo, organizado? Voce exala gratidão e generosidade?
" o que dizer de um homem que elege a dor como o pior dos males?"
as vezes é preciso passar por dores para não perder de vista a justiça. O pior dos males não é a dor, mas sucumbir aos vícios; abrir mão do justo, em vista de um prazer.
"o que pensar de um homem que considera o prazer da volúpia o maior dos bens?"
O maior dos bens é uma vida virtuosa.
O propósito da vida é a própria vida ... virtuosa.