Conexões Reais

Muito se fala sobre estarmos todos conectados, interligados, unidos dentro de um mesmo mundo. Muito se fala sobre ações locais terem impactos globais. E muito se instrui sobre refletirmos em relação às nossas ações, porque elas podem atingir direta ou indiretamente outra pessoa. E tudo isso é verdade. Estamos todos ligados. E talvez você nem imagine o quanto! O mundo todo está interligado, como se as coisas participassem de uma grande fileira de dominós na qual a queda de uma pequenina peça pode significar a dança de todas as outras. Isso é verdadeiro e pode ser visto acontecer bem diante dos nossos olhos.

Pense no Saara. Aquele vasto e curioso deserto que ocupa boa parte do continente africano. Você sabia que ele é um dos responsáveis por fertilizar a nossa Floresta Amazônica, bem aqui, no Brasil? Ou será que sabia que esse deserto também age nas tempestades que se formam no Oceano Atlântico evitando que a frequência de furacões, por exemplo, fosse muito maior do que o costumeiro? Esse é um grande exemplo do quanto estamos conectados, do quanto podemos respirar um pouco de outro lugar do planeta.

A poeira do Saara, oriunda das tenebrosas tempestades de areia, atravessam o oceano e trazem nutrientes à Amazônia. Essa mesma poeira, atravessando o oceano, perfura furacões que estejam se formando e os dissipam. Ela também pode contribuir para que os poluentes que lançamos na atmosfera causem menos impactos no aquecimento global levando essas moléculas tóxicas para o fundo do mar. E há outras muitas funções desempenhadas por essa poeira que podem contribuir para a manutenção da saúde do planeta e que você pode descobrir pesquisando sobre o assunto na Internet, tudo isso para que possamos ter uma maravilhosa ilustração do que quer dizer a sentença de que estamos todos conectados.

Se a natureza dá um jeito de manter o mundo integrado, mesmo que as distâncias pareçam remotas demais para essa possibilidade, porque nós nos concedemos ao “direito” de pensar que estamos em posições distantes uns dos outros? Por que nos segregamos e nos separamos por motivos tão irracionais enquanto o planeta todo se mantém como uma perfeita orquestra? Nós, dotados de raciocínio lógico, não somos capazes de fortalecer nossos laços e tomar consciência da responsabilidade que podemos possuir em relação às outras pessoas? Será que não podemos pensar muito bem antes de tecer comentários maldosos que poderão ser lidos por pessoas completamente machucadas e vulneráveis aos estragos maiores que nossas palavras possam causar? A natureza se funde ao ponto de, em meio a tanta diversidade, ser uma só. Não podemos fazer isso? Não podemos superar nossas diferenças e formar uma grande irmandade humana? Para mim a música de John Lennon não é uma mera imaginação ou um simples desejo, é uma possibilidade desde que assumamos nossa responsabilidade diante da construção de um mundo melhor, mais unido, mais humanizado!

(Texto de @Amilton.Jnior)