Dia das Mães 2021

Celebrar o dia das mães é refletir sobre um amor imenso, incondicional, que não vê limites ou obrigações. É o amor em sua mais pura e essencial forma. É aquele amor que parece não se magoar, não se ofender, não se sentir injustiçado. É um amor que jamais acaba. E é um amor que cura, que afasta o medo, que colhe as lágrimas e faz brotar o sorriso. É um amor incalculável, indescritível, é um amor que nos faz transcender mesmo enquanto continuamos nessa materialidade que nos envolve. É um amor que nos permite entender que quando realmente amamos nada mais importa. Absolutamente nada.

E acredito que essa seja a noção que temos quando falamos sobre maternidade, quando falamos sobre instinto maternal, quando pensamos sobre o que é ser mãe. E todos temos essa figura na nossa vida. Não necessariamente de sangue, não necessariamente aquela mãe biológica, mas aquela pessoa que assume com tanto compromisso esse papel e exerce com tanto afinco esse amor. E precisamos ser gratos por isso. Sem o amor de mãe o mundo seria um lugar obscuro, vazio de significado, deficiente de sentido. Sem o amor de mãe o nosso próprio mundo estaria devastado.

E poucos se atentam à majestade desse amor. Nem todos se aproximam do grandioso significado que é poder contar com uma mãe. Aquela que busca aconselhar vendo o futuro, que busca consolar prevendo as outras dores. Aquela que sempre estará ali, pronta para nos ouvir, disposta para pegar em suas mãos as nossas amarguras e nos conceder o bálsamo de que necessitamos através de palavras sutis ou carícias suaves. Nem sempre somos capazes de entender suas preocupações, mas precisamos saber que são sinceras, são reais e incômodas de verdade.

Por isso seja grato nesse dia, agradeça por aquela que surgiu em sua vida como a sua mãe. Pode ser a biológica, pode ser a adotiva, pode ser aquela tia especial, aquela avó sentimental, ou aquela pessoa que o recebeu como um verdadeiro filho. Não importa qual seja a sua mãe, ou as suas mães, apenas seja grato por sua existência, por sua presença, pela oportunidade de ter alguém disposto a ser um farol no seu caminho. Ver um filho crescer e bater as próprias asas não é fácil. Entenda isso e valorize isso. No mundo de hoje, ter alguém que sinceramente se preocupa conosco é muito raro.

Um feliz dia das mães!

(Texto de @Amilton.Jnior)