CAOS

CAOS

Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos? (...) Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”

Estes são dois versículos do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos capítulo 4 e hoje conversando com uma amiga, Deus compartilhou grandes ensinamentos ao meu coração.

Somos um caos constante e embora busquemos e queiramos diariamente equilíbrio para a tomada de decisões e para nosso estado emocional, estamos sempre inclinados a um confronto pessoal, muitas vezes que é enfrentado somente dentro de nós, mas que também pode se externar deixando vestígios por todos os lados, afetando diferente ambientes e pessoas, caos este que em certas situações podem ser irreparáveis.

Esse texto acima me mostrou a nossa capacidade viciosa de sempre nos apresentarmos diante de Deus como um caos desmedido. "Não te importa que morramos", "Eles estavam apavorados". A posição de Deus é uma constante que nos coloca em posição de vergonha, por que é de nossa natureza, quase que sempre ir até a presença dEle em forma de tormenta, em forma de caos.

E sem reservas, mostramos trejeitos aversivos que possivelmente em estado de equilíbrio, jamais agiríamos assim. Passamos por cima do racional e não sobra mais do que destroços, partes de nós que não se conectam, palavras descabidas, atitudes pedantes, afinal, a tempestade não se importa com a calamidade que vai causar.

E Deus, como Jesus neste momento? DORMINDO, isto mesmo, não estava dando a menor confiança para o burburinho e balburdia da grande tempestade que existia ali! A força da natureza? Não! A desestabilidade emocional generalizada da condição humana que é debilitada.

Mas então, quando olhamos a nós mesmos enquanto caos, o olhar dEle sobre nós é inalcançável, porque Ele faz de nós um tempo de bonança quando somos o mar agitado, ou vento arredio, quando somos paisagens irregulares, acidentadas e zonas destemperadas. É no timbre da sua voz que nossas colisões são evitadas, que nossos tremores são aquietados. É somente na direção dessa voz que nos tornamos natureza perfeita peculiar dEle.

Victor Cunha

@c.vict0r

Victor Cunha
Enviado por Victor Cunha em 04/05/2021
Código do texto: T7248205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.