Arte clássica/erudita

Clássico(no sentido amplo) é toda arte que diz ao Homem,

e por dizer ao Homem, diz eternamente a sua alma, tornando-se uma arte atemporal, transcendental.(inspirado no Músico Álvaro Siviero)

Musica erudita - em latim Ex Rude, fora do grosseiro.

Musica que eleva a consciencia; que tira a consciencia do estado instintivo e sensualista e a coloca num estado racional e virtuoso. Há musicas que viciam, e há musicas que "virtuam".

Há dois tipos de livre expressão:

1) uma que fala a nossa personalidade; que esta ligada ao juízo de gosto; uma expressão subjetiva de agrado ou desagrado.

2) uma outra que fala a nossa alma; que esta ligado a um juízo de valor; uma expressão que evoca uma beleza objetiva e real, mas que exige do receptor capacidade contemplativa e desintoxicação dos sentidos.

A primeira é uma legitima liberdade de expressão, escravizada pelos sentidos. A segunda é arte.

A cultura como um "cultivo" que recompensa o esforço e o zelo. Como uma conquista racional de apurar o gosto na direção daquilo que nos humaniza. Culto e cultivo derivam da mesma raiz etimológica. " a luxúria penetra na mente inculta. A luxúria não penetra na mente cultivada". Para tornar-se culto precisa-se de mérito e não de dinheiro. A verdadeira cultura difunde-se por uma "universalização meritocrática". Aquilo que cresce sem esforço é erva daninha regada por apelos instintivos que recrutam as massas desamparadas. A verdadeira cultura amadurece lentamente e exige zeloso cultivo de uma razão que busca a beleza nas moradas celestes e não nos subúrbios da personalidade egocêntrica e vulgar.

E aos que gritam que a arte clássica e erudita é elitista, Brodsky diz: sim "a cultura é elitista por definição". Não porque ela prefere os mais abastados, mas porque ela "elege" aqueles que se cultivam e se educam na sua direção.

E se no dicionário moderno, cultura significa: "conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico.", isso significa que cultura você já tem, então por que procurar? é isso que dizem os agentes da matrix.

Eles também dizem: arte é qualquer coisa que comunica, causa efeito e agrada alguém. O clássico é aquilo que me dá sono.

Eu também pensava assim. Ou melhor. Eu também já fui pensado assim.

O clássico nos dá sono porque exige que utilizemos parte da nossa inteligência e sensibilidade que estava atrofiada. Hoje, quando ponho musica clássica meu cachorro continua a dormir, mas o humano em mim resplandece.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 03/05/2021
Reeditado em 08/05/2021
Código do texto: T7247163
Classificação de conteúdo: seguro