Riquezas no Universo

O Universo é grandioso. É esplêndido. É até mesmo indescritível, imensurável, inigualável. O Universo é extraordinário, é inacreditável, é memorável. Mas nem todos o enxergam dessa maneira. Nem todos conseguem entender que há uma riqueza incalculável batendo à nossa porta para ser usufruída. Talvez não seja uma riqueza material, que possa servir de enfeite aos nossos dedos ou aos nossos pulsos, mas é uma riqueza capaz de enfeitar a alma, o coração, que nunca se esgotará com o passar dos anos, que só se tornará mais e mais importante conforme o tempo seguir o seu caminho. O Universo é cheio de riquezas que estão aí, prontas para serem apreciadas, mas poucos as valorizam como deveriam.

E esse Universo só é tão rico porque ele é cheio de detalhes. E são os detalhes que nos atraem a algo. Pode pensar num belo quadro. Se não fosse as pinceladas quase imperceptíveis do artista ele não seria tão belo quanto parece. Se essas frágeis pinceladas fossem simplesmente excluídas, o sombreado deixaria de existir, o contraste não mais aguçaria nossa imaginação, o desenho perderia a sua sustentação. É isso. Os detalhes são a sustentação da vida. São eles que fazem as coisas acontecerem. Presentear alguém com flores ou chocolate já virou clichê, todos já fizeram isso em algum momento de suas vidas, mas nunca perde o valor, nunca deixe de arrancar um sorriso daquele ou daquela que recebe os presentes, por um pequenino detalhe: o gesto foi simples, mas o significado é imenso porque significa que alguém pensou em nós, significa que por algum momento estivemos dentro dos pensamentos de alguém, que por alguns instantes alguém separou parte de seu tempo, de sua dia, para se dedicar a nós. É isso. Os detalhes não têm tanta robustez, não são tão anunciados, mas são eles que tornam a vida bela.

E em cada coisa presente no Universo há algo de belo para ser apreciado, para ser observado, pelo qual devemos ser gratos, no qual encontraríamos uma fonte de inspiração para a nossa própria vida. Um jovem sorridente ajudando uma velhinha a carregar suas sacolas enquanto atravessam a rua pode ser inspirador, mas quem para um segundo ao menos para procurar por cenas assim no mundo? Parece que estamos mais preocupados com as tragédias e com as ruínas. E deixamos de ver aquela criança sorridente, cheia de curiosidade pelo mundo imenso no qual habita, sorrindo despropositadamente para nós. Através de um sorriso assim, tão ingênuo, tão esperançoso, poderíamos deixar de sofrer por algo desagradável que experimentamos ao longo do dia, poderíamos ter a nossa esperança acrescida, a esperança de que há algo de bom para ser apreciado nesse vasto Universo.

Percebe que as riquezas não estão guardadas em cofres nem andam em carros blindados? Elas podem estar bem do nosso lado, completamente livres, prontas para serem agarradas e ostentadas por onde quer que passemos. São riquezas espirituais, coisas que tornam nossos dias mais floridos, mais coloridos, mais leves de serem suportados. Mas estamos apressados demais. Estamos atolados de obrigações e não temos tempo nem de nos vermos no espelho até que um dia, por um acidente, encontramos rugas e nos damos conta de que o tempo passou, foi e o que nos resta é muito pouco em comparação com aquele que deixamos passar. Olhe para o Universo procurando pela vida, não pela sobrevida. Olhe para o Universo e tenha um encontro consigo mesmo. Olhe para o Universo e se inspire enquanto pinta o próprio quadro.

(Texto de @Amilton.Jnior)