Estar com você

Na era da informação vivemos conectados a todo instante. Não passa um segundo se quer sem que deixemos de receber alguma notificação, alguma nova mensagem, alguma nova notícia vinda até mesmo de lugares remotos. Desde que acordamos até a hora que vamos dormir. Ou mesmo durante o nosso sono. Estamos conectados a um mundo tecnológico, moderno, que evolui a cada dia. Mas quando é que nos conectamos conosco mesmos? Quando é que deixamos o barulho das redes para ouvirmos a nossa própria natureza dentro de nós? Quando é que prestamos atenção às nossas próprias notificações? Aos sinais que nosso corpo dá de que algo não está bem, às mensagens que nossa mente tenta nos enviar anunciando que precisa de um pouco de paz e refrigério. Silenciamos a nós mesmos e aumentamos o volume daqueles que nada têm a nos acrescentar.

Precisamos de um momento só nosso. Precisamos desligar as notificações e prestar atenção aos nossos pensamentos. Precisamos ouvir aquela voz que existe dentro de nós e tenta nos guiar pelo caminho mais saudável e enriquecedor que poderíamos trilhar. Ouvimos o alheio como se fosse a única coisa que importa, enquanto que o realmente importante, que é entrar em contato com a nossa essência, negligenciamos e sempre deixamos para depois. E o depois nunca chega. Quando chega, já é tarde demais.

Estar conosco mesmos nos livra de sermos dirigidos por ordens que não condizem com as nossas vontades, com os nossos sonhos, com aquilo que esperamos da nossa passagem por esse mundo. Mas como vamos saber o que esperamos da nossa existência se não prestamos atenção nela? Dirigimos nossos olhos às existências dos outros, achamos que são mais interessantes do que as nossas e não perdemos uma novidade que seja. Como deixaremos de ser governados pelos outros se não sabemos nem quem somos? Ficamos ludibriados com o mundo exterior, mas há um mundo interior cheio de maravilhas para ser apreciado e descoberto.

Afaste-se da correria. Silencie o barulho. Busque um pouco de paz dentro de si mesmo. Vá assistir a um filme na sua companhia, faça uma caminhada no parque, coloque os pincéis sobre a mesa e tente dar vazão à sua alma em um quadro somente seu. Busque se conectar com a sua existência. Você não está aqui para ser apenas um espectador dos eventos corriqueiros, está aqui para estrelar a própria história, protagonizar a própria vida. Assuma esse papel. Abrace-se. Aceite-se. Tenha orgulho de quem você é e crença no que você quer. Dê um pouco mais de voz a si mesmo!

(Texto de @Amilton.Jnior)