Coisas que penso saber (Lote 4)

31. Com o tempo chegamos à conclusão de que a melhor coisa que determinadas pessoas podem nos oferecer é sua ausência.

32. Às vezes a melhor companhia que podemos ter é a da solidão, pois ela é a única que consegue nos apresentar nossa verdadeira essência.

33. Os sábios são suportáveis, os engenhosos também o são, da mesma forma aqueles com tendência imaginativa, similarmente aos primeiros, os astutos, os capazes, os incapazes, os inteligentes e até os tolos são suportáveis e uteis desde que saibam exatamente aquilo que são. O único tipo insuportável, sem finalidade e que pode causar danos imensuráveis é o idiota com atitude.

34. Vinho para aquecer o corpo e ascender à alma, verdade e lucidez para conectar-se com o ser maior, com a sutileza do espirito.

35. É incoerente e imoral desejar, almejar, buscar determinado objetivo, ou benesse para si, ou mesmo para os seus e ao mesmo passo, desejar exatamente o oposto para o outro.

36. Caso não goste de algo não faça aquilo, mas de forma alguma moralize, critique e aponte o seu comportamento como o modelo a ser seguido. Em relação à vida do outro, o único direito que temos é de viver e gerenciar nossas próprias vidas, o que já é bastante desafiador.

37. Um habilidoso construtor ergueu sua casa no final de uma ladeira, a fez de tijolos à vista, com floreiras nas janelas, uma varanda à frente, onde sentava nos finais das tardes de verão, tomava seu costumeiro refresco contemplando o seu belo jardim, adornado por diversas espécies de flores, árvores frutíferas e pássaros que ali pousavam. O jardim acabava na cerca de madeira de cor branca, que possuía uma bonita caixa de correios, nas cores verde e amarelo. Tudo foi construído, mantido e melhorado durante 30 anos de sua vida, com esmero, amor, um perfeito reflexo de seu idealizador. Em um dia qualquer, outro homem, que nada sabia sobre guiar caminhões, deixou no inicio da ladeira um caminhão carregado, sem engatar a marcha, sem acionar o freio e o caminhão desceu, ganhou velocidade, se desgovernou e passou por cima da pequena casa a destruindo em poucos segundos. Na vida é primordial definir aquilo que seremos: construtores ou meros destruidores. E além disso, como medida de segurança, reconhecer essa tendência naqueles que nos rodeiam, para o primeiro precisamos de tempo, dedicação, talento e amor, para o segundo não precisamos de nada.

38. Nos tempos atuais estou ouvindo tanta direita, esquerda, direita, esquerda, que só me falta a farda, o coturno e ter coordenação para acertar quando é direita e quando é esquerda! Parece que vivemos tempos pouco cognitivos, com muitos ismos, que em meu modesto entendimento são todos sinônimos de fanatismo.

39. Criticamos de forma vazia nossos representantes, servidores e cidadãos pelos seus desvios e crimes, porém nunca saímos da superfície, ficamos na ponta do iceberg. Para compreendermos o todo, aquilo que é profundo, deveríamos nos questionar de onde são originados nossos representantes, servidores e cidadãos? Não os buscamos em Marte ou, mesmo na Lua, mas se originam, criam-se, formam-se no seio social e cultural do nosso povo. Qual é o problema principal a ser solucionado a secreção ou a origem da infecção? Precisamos tratar a causa e não suas consequências.

40. É extremamente imoral condenar os erros de terceiros, quando não possuímos coerência moral suficiente, para reconhecê-los e condená-los com a mesma veemência naqueles que amamos, ou em nós mesmos.