A Arte da Alquimia Mental

A Sabedoria Hermética, conforme o Princípio do Mentalismo, ensina:

"A mente pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de pólo em pólo, de vibração em vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma Arte Mental." (O Caibalion)

Aplicar esse princípio na vida prática resulta maravilhoso. Nossos pensamentos influenciam nossas emoções, convertem-se em palavras, dirigem nossas ações e, finalmente, moldam nossas vidas. A mente é uma ferramenta magnífica e deve ser utilizada conscientemente e com muito zelo.

O objetivo desse texto não é apresentar um profundo estudo a respeito do Princípio do Mentalismo ou Alquimia Mental, pois isso não poderia ser feito em poucas linhas. No entanto, quero mostrar como, numa situação real, um conhecimento básico pode produzir resultados efetivos.

Dentre um imenso número de crenças limitantes, pensamentos negativos ou estados mentais equivocados aparece a [falsa] ideia de uma vida tediosa e estagnada, ou seja, a ideia de que "nada acontece em minha vida".

Disso pode surgir a ansiedade e o sentimento de escassez, principalmente quando nossas condições não são satisfatórias ou quando temos que lidar com a frustração de um desejo não saciado. Há situações e acontecimentos que não podemos modificar, pois não possuímos pleno domínio sobre as circunstâncias da vida.

Contudo, devemos nos tornar responsáveis por nossos estados interiores. Isso é algo que está ao nosso alcance, embora não seja fácil. A conquista desse poder exige estudo, autoconhecimento, dedicação, comprometimento e consistência.

Então, como poderíamos aplicar a transmutação mental no caso do exemplo do pensamento ou crença de que a vida é (ou está) entediante?

Tudo começa com uma palavra-chave: GRATIDÃO, uma ideia muito difundida atualmente. Comece refletindo sobre todas as razões pelas quais você é grato(a). Anote numa folha de papel todos os pequenos motivos de que você conseguir se lembrar, incluindo seus conhecimentos adquiridos, suas habilidades e seus dons... Depois, dirija-se ao Eterno (conforme sua própria forma de espiritualidade) e, em oração, agradeça por tudo.

Lembre-se de que a vida é um milagre e flui, em seu dinamismo imparável, da Eterna Fonte de Amor, Sabedoria e Poder à qual estamos conectados. Neste momento, sinto-me inspirado a afirmar:

"Eu sou a vida nesta experiência humana. Eu vivo em paz, harmonia e abundância."

Essa é apenas uma dentre várias afirmações simples e poderosas que devem ser recitadas com plena atenção ao seu significado e com sentimento profundo, diariamente, quantas vezes for possível. Assim, elevamos nossa vibração e somos capazes de ampliar nosso domínio sobre as circunstâncias da própria vida.

Fabio Araujo
Enviado por Fabio Araujo em 11/04/2021
Código do texto: T7228987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.