Riscos que Corremos

“Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua”.

Essa citação está presente no livro “Tudo e Todas as Coisas” que tive o prazer de ler no final do ano passado. É uma história surpreendente de uma garota que não pode sair de casa e acaba se apaixonando. Acho que esse resumo já traz uma noção sobre a beleza do livro, então fica a sugestão. Mas decidi frisar essa frase em especial porque ela nos traz um recado muito importante e indispensável. Não podemos ignorar que temos medo da vida. Apesar de falarmos que tememos a morte, que detestamos a ideia de que um dia teremos que partir, nós também temos receios sobre a vida, ainda que não percebamos, ainda que seja inconsciente, mas nós temos medo de sonhar, de planejar, de pensar no futuro, medo de que as coisas não saiam como gostaríamos, medo de não termos as forças necessárias, medo de fracassarmos. E, quer saber? “Fracassar” é um risco que corremos. Todos que hoje possuem um notável sucesso correram o risco de fracassar, muitos fracassaram realmente, mas superaram esses riscos, esses tombos e seguiram em frente. Acho que a maior razão que leva a alguém, mesmo dolorido pelas tantas pancadas, seguir em frente, é o risco de ter uma vida vazia. Esse é o maior risco que corremos. De, por medo, insegurança, descrença, cruzarmos os braços e vivermos uma vida completamente vazia de significado, vazia de sentido.

Acho que precisamos pensar nisso antes de termos medo de viver. Mas a vida é assim mesmo. Um grande emaranhado de surpresas e instabilidades. Não teremos tudo o que queremos na hora que bem desejamos. Algumas coisas simplesmente não virão, não acontecerão, outras levarão um tempo maior do que imaginávamos, mas existe uma certeza para a qual poucos se atentam. Quando nos permitimos à vida, aos nossos sonhos, à corrida rumo ao futuro que cobiçamos, aquilo que imaginamos pode não acontecer, mas coisas surpreendentemente inimagináveis podem nos envolver nessa estrada e nos garantir felicidades que nem sabíamos que fossem possíveis. Acho que esse é o maior dos riscos que alguém pode correr ao se permitir à vida. O risco de ser surpreendido por conquistas que não pensou, por alegrias que não desejou, por riquezas que nem sabia que precisava. Por isso devemos ampliar a visão que temos sobre a vida. Por isso precisamos assumir os riscos de uma vida verdadeiramente vivida.

Quantas oportunidades estão aí esperando para serem agarradas? Quantas formas de felicidade há no mundo esperando por alguém digno de senti-las? Tudo nessa vida é arriscado. A todo o momento. E sucumbir ao medo nos traz o risco de uma infelicidade que nos consumirá até o nosso último suspiro. Não sei quais são os seus sonhos, não faço ideia de quais sejam os seus projetos. Se são simples ou complexos. Se as pessoas acham grandiosos ou pequenos. Só sei que se é seu, se faz parte de quem você é, se é o caminho pelo qual conseguirá sorrir espontaneamente, eu estarei torcendo por você, para que corra o risco de olhar para trás e ser grato por cada passo que deu. Viva! Arrisque-se! Conquiste!

(Texto de @Amilton.Jnior)