OLHOS PODEM SORRIR

Mais de 1 ano (com a sensação de uma década) numa pandemia devastadora, que tirou o SORRISO DO ROSTO - e da ALMA - de milhões de pessoas mundo afora.

SORRISOS foram levados pelo vento da tristeza, pela perda de pessoas amadas, pelo sofrimento de quem está sem emprego ou faliu negócios, pela angústia de quem passa por dificuldades financeiras, pela espera por pessoas queridas em leitos de hospitais, numa dor física e emocional que tomou proporções inimagináveis.

Neste momento, o OLHAR EMPÁTICO tornou-se essencial: uma palavra de CONFORTO, um gesto de SOLIDARIEDADE, uma GENTILEZA, um OMBRO amigo e joelhos dobrados em ORAÇÕES podem fazer toda diferença na vida dos outros, e em nossas vidas.

Há milhares de anos, o profeta israelita JEREMIAS declarou um sentimento que deve representar as circunstâncias atuais:

"Quero trazer à memória o que me pode dar ESPERANÇA. As MISERICÓRDIAS do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua FIDELIDADE. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, ESPERAREI NELE. (Lamentações 3:21-24, Bíblia Sagrada)

Em nossa casa, declaramos em alto e bom som a GRATIDÃO a DEUS por ter um lar confortável, saúde, alimento, trabalho, uma família unida e que não foi atingida por enfermidades. Somos privilegiados, mas isso não nos traz o sentimento de sermos melhores ou mais abençoados que ninguém, pois a história e as dores do outro são legítimas, ricas, e livres de comparação.

A culpa pelo "não-sofrer", e o medo de sofrer, podem bater em nossa porta, mas o senso de GRATIDÃO e RESPONSABILIDADE são ampliados, diante de Deus, e perante aqueles ao nosso redor. Caminhamos com olhar atento, dispostos a SERVIR - a APRENDER em meio a esses PROCESSOS pedagógicos involuntários - buscando propagar AMOR e ESPERANÇA ao tempo que ultrapassamos nossas dificuldades diárias. Esse é nosso propósito enquanto casal.

As MÁSCARAS - símbolos da pandemia - podem esconder o sorriso de nossas bocas, mas, buscamos diariamente pequenas razões para SORRIR COM OS OLHOS, com a ALMA, com a força e brilho que só JESUS pode nos conceder neste momento, vivendo o presente e projetando a FELICIDADE vindoura.

"Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (...)" (1 Pedro 3:15, Bíblia Sagrada)

E você, tem SORRIDO COM OS OLHOS?

Robson Costa

08.04.2021