A crença mitológica é transnatural mas...

Tal como a maioria dos comportamentos humanos, acreditar no que muito provavelmente não existe também é transnatural, pelo simples fato de estarmos substituindo o que instintos e sentidos nos dizem por palavras e metáforas; já que as demais espécies não evoluíram no mesmo nível intelectual que o nosso a ponto de serem capazes de buscar pela verdade objetiva, incluindo as verdades existenciais, que, como eu sempre grifo, são as mais importantes de todas... bem como de inventarem fantasias reconfortantes, pela imaginação.

No entanto, em termos estruturais, o autocentrismo, aquilo que toda crença mitológica induz (toda crença mitológica é antropocêntrica, por excelência) é total e/ou universalmente natural, já que todas as formas de vida, ao se especializarem em seus modos de adaptação ou existência, inevitavelmente acabam se centralizando em si mesmas, resultando numa compreensão significativamente subjetiva da realidade, lhes dando a impressão ilusória, porém absoluta, de que não existe outra realidade além do que percebem e vivenciam, de que "são ou estão no centro do mundo" e não de serem apenas "parte dele". Em contraste, o ser humano é o único que é capaz de, no mínimo, flertar com essa "ideia" de ser "parte". Outra diferença é que nós também somos os únicos que precisamos justificar para nós mesmos o que pensamos, cremos e/ou fazemos. Pois se para as outras espécies já está subentendido que suas realidades são as únicas que existem, para a maior parte dos seres humanos, a "religião" 'ou' a mitologia tem sido usada como uma das justificativas para o seu antropocentrismo, mesmo no caso das mitologias mais descentralizadas, tal como as animistas, se é inequívoco que, sempre se baseiam em interpretações humanas, em que o "homem" é sempre o protagonista, direta ou indiretamente, se mais como "personagem" ou ''criador/narrador'' da estória.