Deuteronômio

Fui convidada por um primo a ler este livro do pentateuco, escrito por Moisés, ele despertou em mim lembranças e emoções, eu fiz alguns apontamentos sobre o que é falado em cada capitulo; e fiz alguns questionamentos.

Cap 1 - Os hebreus invade terras; estabelece chefes sábios e experientes; julga o povo em nome de Deus; o povo tem medo, tem dúvidas, são exclusivista, egoísta, querem um paraíso só pra eles.

Como nos sentiríamos se alguém invadisse o nosso lar, o nosso país?

Cap 2 - A fama de horror dos hebreus cresce, assassinam mulheres e crianças, em nome de Deus.

Que fama temos? Será que Deus incentivou o povo ao crime de assassinado?

Cap 3 - 70 cidades são tomadas, tomam como espólios os animais, as coisas. Dividiram as terras, Deus anuncia que Josué guiará o povo.

Homens, mulheres e crianças são assassinadas em nome de Deus.

O que tomamos hoje de nossos irmãos?

Cap 4 - Exortação a obediência, proíbe idolatria, faz promessas ao povo, cria as cidades refúgios para assassinos.

Como agiriamos se soubessemos que poderíamos fazer um crime e ir pra um lugar onde ficaríamos livres, impunes? E se fosse um de nossos filhos o assassinado e se soubessemos onde o assassino está como agiriamos?

Cap 5 - Os 10 mandamentos, os últimos nos trata como criança e usa a palavra "Não". Moisés instrui o povo.

Como é possível que o Deus que estabelece a lei do Não matar, determina a extinção de populações inteiras?

Cap 6 - Estabelece o Amor a Deus como o maior mandamento; ensinem seus filhos, exortação a obediência.

Como amar a um Deus ao qual se teme? O que estamos ensinando aos nossos filhos?

Cap 7 - Nações idólatras serão expulsas (hititas, cananeus, ..)

Exclusividade, compara seres humanos a animais.

Será que hoje já perdemos esse selo de exclusividade? Ou será que só há a minha verdade e a dos outros são sempre enganos?

Cap 8 - O senhor disciplina o povo, e Ele quem dá a capacidade de produzir riquezas.

Será essa pandemia uma disciplinação divina?

Cap 9 - Todos serão expulsos, a promessa está valendo, Moisés é o intermediário entre Deus e o povo.

Quem são os nossos intermediário para com Deus?

Cap 10 - Falou sobre as duas pedras dos mandamentos, da arca da aliança, exortação a fidelidade pelo temor.

Que alianças estamos fazendo nos dias de hoje? Somos fiéis a que?

Cap 11 - Falou sobre os egípcios e como foram derrotados, exortou o amor a Deus e a obediência; falou de bençãos e maldições.

O que estamos abençoando e amaldiçoando nos dias de hoje?

Cap 12 - Destruir os locais de adoração dos outros; oferecer os primeiros animais a Deus; Canaã é a herança do povo hebreu; comam a carne e desprezem o sangue; não sacrifiquem seus filhos a Deus.

Será que hoje, após conhecer os ensinamentos que Jesus nos deu respeitamos os locais sagrados das outras religiões?

Cap 13 - Cuidado com os profetas que pedem para adorar outros deuses; matem seus pais, irmãos e amigos que te apresentarem outros deuses.

Como agimos com as pessoas que pensam diferente de nós? Nos compadecemos, oramos por eles?

Cap 14 - Os animais que podiam comer, como: peixes que possuíam escamas, aves puras, animais de cascos fendidos,... E o pagamento do dízimo ao sacerdote, as viúvas, aos pobres,...

Será que é o que entra pela boca que nos faz mal? E que dízimos pagamos hoje e pra quem?

Cap 15 - No sétimo ano deverão perdoar as dívidas dos israelitas, não dos estrangeiros. No sétimo ano seu escravo deverá ser liberto com bonificação, mas se desejar permanecer como teu escravo deverá ser até o final de sua existência; as primeiras crias deverão ser comidas na presença do senhor.

Quem estamos perdoando, nosso perdão é seletivo? Escravizamos as pessoas que nos amam? Que sacrifícios fazemos na presença do senhor?

Cap 16 - Como comemorar a Páscoa, com: carne assada e pão sem fermento; e faz uma lista das festas e determina que os locais das festas sejam escolhidos por Deus; juízes não devem aceitar suborno; e que todos devem ficar longe da idolatria.

Que fermento é esse, será aquele que mais tarde Jesus vai dizer para ficarmos longe? Como julgamos as coisas, aceitamos os subornos do mundo, de acordo com a celebridade que fala?

Cap 17 - Se alguém adorar outros deuses deverá ser morto por apedrejamento com 2 ou 3 testemunhas do crime; casos difíceis deveriam ser decididos por sacerdotes; e alguém se rebelar contra a decisão deve ser morto; só pode haver reis israelitas; a lei deveria ser lida todos os dias.

Quais são os deuses adorados em nossos dias? A quem recorremos quando temos uma dificuldade? E seguimos a lei de Deus?

Cap 18 - Os sacerdotes / levitas receberam as heranças das doações. E aí menciona a palavra médium, o texto bíblico. O profeta será reconhecido pelo que falar e acontecer, isso o torna de Deus.

Aqui faço uma questão de forro emocional, já que sou espírita, como uma palavra que foi criada em 1888 poderia estar escrita na Torá, sendo essa de antes de Cristo? Que doações fazemos hoje aos homens e mulheres que ensinam a lei de Deus?

Cap 19 - Como deveria funcionar as cidades refúgios, locais onde deveriam ficar a salvo todos os bandidos, sendo necessárias 2 ou 3 testemunhas para validar o crime (dente por dente, olho por olho).

Em nossos dias, não temos tais cidades, onde criminosos vivem livremente e onde todas as coisas são permitidas? Que leis humanas nos protegem verdadeiramente do mal? O que nos torna imunes ao mal?

Cap 20 - As leis da guerra e a alternativa dada para a paz era uma vida de servidão - escravidão aos que náo eram israelitas. Matem homens, e preservem as mulheres, crianças e os animais, uma evolução, sem dúvidas.

Quem aceita a escravidão? Que povo é esse que passa pela dor da escravidão e que assim que se torna livre impõe a escravidão aos outros? Como é a paz que oferecemos hoje aos nossos irmãos? Só estaremos em paz se você concordar comigo 100%?

Cap 21 - Casos não desvendados, sacrifício de um animal e mãos lavadas. Prisioneira de guerra linda poderia se tornar esposa dos israelitas, desde que fossem raspada a sua cabeça, corta suas unhas, despida de suas vestes, chorasse por 30 dias, e depois desse tempo se o homem não a quisesse mais, ela deveria ser libertada. Entre duas esposas a preferida mesmo que fosse a segunda, não poderia ter os direitos de seu primogênito retirados. Se um filho fosse rebelde e desobediente ele deveria ser levado ao portão da cidade e apedrejado. O homem que morresse no madeiro deveria ser enterrado.

Como tratamos os estrangeiros em nosso país? E como educamos os nossos filhos? Como fazemos com os nossos mortos?

Cap 22 - Leis diversas, como: a devolução de animais, a vestimenta apropriada a mulheres e homens, casa, planta, manto, entre outras. As violações do casamento, incluíam virgindade, estupro, violência, não separar, o pai deve ser indenizado, e as condenação - morte por apedrejamento.

Como lhe damos com o estupro hoje? Como tratamos as mulheres violadas? Quem consideramos como vítimas?

Cap 23 - Exclusão por deficiência, origem de união ilícitas, a terceira geração dos egípcios poderiam participar das assembléias. Ordens sanitárias nos acampamento. Leis sobre: escravos, prostituição, juros, ....

Quem excluímos de nossa sociedade? Acaso não somos todos irmãos?

Cap 24 - O homem poderá divorciar-se de sua mulher.

O que Jesus disse a esse respeito? Moisés assim o permitir por causa da dureza de vossos corações, diante dessa fala porque ainda hoje o divórcio assombra as nossas famílias? E o que deve unir verdadeiramente os casais?

Cap 25 - Brigas que terminam nos tribunais - 40 açoites. O cunhado deve assumir a esposa de seu irmão, caso não aceite, a casa será conhecida como "famílias do descalçados"; mulher que se envolver em briga para defender seu esposo e tocar nas partes íntimas do outro homem, deverá ter a mão cortada. Não tenham duas medidas.

Em nossa vida, como agimos quando o crime é cometido por um dos nossos? Desculpamos ou somos severos, da mesma forma agimos com os nossos e com os outros?

Cap 26 - Porções sagradas - dízimos. Obediência ao senhor.

Como obedecemos ao senhor?

Cap 27 - Levantem um altar, ofereçam holocaustos ao Senhor.

Maldições pra idólatras, pra quem invade a propriedade de outro, ensina o erro, quem nega justiça, pratica incestos, tem relações com animais, entre outros.

Como agimos em nosso lar, como é a vida de relação em nossa família, quem respeitamos e honramos? Como vivemos a nossa sexualidade?

Cap 28 - As bençãos para quem obedece a Deus, e as maldições pra quem desobediente a Deus, como: cegueira, loucura, entre outras.

O que experimentamos todas as vezes que transgredimos as leis divinas?

Cap 29 - Renovação da Aliança, pois o povo vai atravessar o Jordão para chegar a terra prometida.

Como estamos renovando nossa aliança com Deus?

Cap 30 - Misericórdia para os arrependidos, a escolha é sempre entre a vida e a morte.

Somos misericordiosos com aqueles que se arrependem? Ou achamos que misericórdia é atributo apenas de Deus?

Cap 31 - Josué levará o povo, a lei foi escrita e os filhos de Levi vão transporta-las. Ao fim de 7 anos todos deveriam se reunir para lê-las.

As leis vão ao lado da arca. O povo deveria temer ao senhor. O povo vai trair a Deus, uma canção será escrita para servir de testemunha.

Traímos também o senhor, quando? Deus se ofende com nossas ações?

Cap 32 - A canção.

A música é uma forma de ensinar grandes verdades, usamo-as?

Cap 33 - Moisés abençoa todas as tribos.

Nós abençoamos alguém?

Cap 34 - Moisés morre.

Estamos prontos para partir?

Faço aqui uma última reflexão, Jesus disse que "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo, resumia toda a lei e os profetas".

No livro de Êxodo há os 10 mandamentos e 603 leis e ordenações; muito do que se atribuiu a Deus era obra do legislador Moisés, por que se alguém me dizer que Deus se ocupou em determinar, onde os homens deveriam defecar, eu terei muitas dúvidas sobre a sanidade desta pessoa.

Eu nunca faço leitura literal da bíblia, até porque pra mim é inacreditável que Deus mande matar quem quer que seja.

Bom dia, boas reflexões. Um imenso abraço fraterno!