Ser Amor

Tem tanta gente nesse mundo passando por tantas dores. Tem tanta gente nesse mundo derramando lágrimas por aflições que somos incapazes de imaginar. Podemos estar passando por alguma dificuldade, aliás, todos enfrentam uma guerra dentro de si, mas há aqueles que estão sangrando por dentro e a gente nem sabe. Por isso devemos ser amor por onde quer que andemos. Devemos ser amor com quem quer que estejamos. Devemos ser amor em toda a nossa existência. Têm pessoas que já sofrem demais. Não precisamos ser aquelas que garantem um pouco mais de infortúnio.

Uma palavra de consolo, um gesto de acolhimento, um olhar de compreensão. É tão difícil deixarmos o nosso lado julgador e mesquinho para apreendermos o mundo do outro e entrarmos em contato com a sua dor? Por que achamos que somos sempre os mais sofridos ou que sempre somos os donos da verdade? Por que minimizamos o sofrimento do outro ou o obrigamos a seguir a vida como nós a seguimos? Por que ao invés de afagos nós garantimos tormentos aos nossos semelhantes? Por que ao invés de sermos gentis somos completamente egoístas diante do outro? Nós sangramos, o outro também. Nós choramos, o outro também. Nós temos sonhos e desejamos que esses sonhos se concretizem, o outro também. Devemos ser amor para que a felicidade que em nós se manifestar possa tomar conta do outro também.

Devemos ser amor para aliviar a dor. Há tantos nesse mundo abandonados, desprezados, esquecidos até mesmo pelas pessoas que compartilham do seu DNA. E aí nos apresentamos com toda a nossa petulância e fazemos com que os nossos semelhantes se sintam ainda mais alheios à própria espécie. Isso é verdade. A gente não imagina a dor que alguém bem do nosso lado pode estar experimentando, o sentimento de não pertencer a ninguém e a lugar nenhum. Devemos ser amor para que todos se sintam vistos e notados. Devemos ser amor para que os desprezados sejam tocados, para que os esquecidos sejam abraçados, para que os abandonados saibam que em nossos corações eles terão morada. Talvez não possamos fazer muito pelos nossos semelhantes, mas ao menos não precisamos aumentar a sua dor.

Olhe para o mundo com as lentes do amor. As pessoas só querem ser felizes, só querem se aliviar das dores que podem estar experimentando e, para isso, encontram diferentes maneiras. Se não ferem ninguém, não são maneiras certas nem erradas, são apenas maneiras de ser feliz. Que ao sermos amor sejamos compreensão ao incompreendido, aceitação ao rejeitado, acolhimento ao repudiado. Que ao sermos amor sejamos humanos na sua mais perfeita, sublime e divina essência. O divino somos nós. Cada um de nós tem algo divino dentro de si. O milagre da vida.

(Texto de @Amilton.Jnior)