ATUALMENTE

Como uma filosofia política e moral baseada em liberdade e igualdade, defendendo a manutenção dos direitos individuais, o liberalismo no Brasil como instrumento de atuação no Estado e na sociedade se estabeleceu de forma organizada desde a república velha, na maior parte da história como oposição política ao conservadorismo, ainda que não se resumindo a esse modelo. No entanto, mais do que qualquer outro estadista brasileiro, a governança anterior enfraqueceu o liberalismo.

O voto do eleitor brasileiro é consequente da emoção e da confiança de uma cultura política personalista e descrente.

Por que muitos brasileiros da classe trabalhadora e rural votam em partidos conservadores, quando seus interesses econômicos parecem mais bem servidos por políticas democráticas? O conservadorismo político parece ser movido por uma paternidade rígida e uma variedade de inseguranças pessoais que trabalha para voltar as pessoas contra a democracia, a diversidade e o progresso, com um traço de personalidade em parte hereditário que predispõe as pessoas a serem cognitivamente inflexíveis, a apreciar a hierarquia, ter medo da incerteza e da mudança.

O chamado do conservadorismo é a oferta da "clareza moral" com uma visão simplista do bem e do mal que desperta temores arraigados em grande parte do eleitorado, em contraste com a democracia que apela à razão com opções políticas para um mundo complexo.

Não há nada a aprender com ideologias que nos cega e causa a desconstrução do estado de bem-estar social, a supressão de direitos humanos e o esvaziamento da democracia e da esfera pública. Faz sentido recuar e pensar sobre o que realmente é a moralidade. Mas, ainda existe moralidade política no Brasil? O domínio moral se refere a moralidade nos juízos prescritivos de justiça e nos direitos e bem-estar relativos a como as pessoas devem se relacionar umas com as outras. A história política recente, em meio a uma crise de saúde devastadora e financeiramente catastrófica, oficiais de governo de direita e esquerda tiram vantagens financeiras do vexame e da concentração distrativa da situação. É uma situação geral de conflito de interesses, desapontamento, desgosto e desesperança para o constituinte, particularmente a classe pobre destituída de proteção e amenidades.

Muitos parlamentares laboram para criar consequências prejudiciais que poderiam justificar sua condenação baseada no intestino. Quando a atitude daqueles que devem dar o bom exemplo é falha, os sentimentos viscerais se tornam presentes, e o raciocínio imparcial é raro.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 28/03/2021
Reeditado em 27/05/2023
Código do texto: T7218240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.