Coisas que penso saber (Lote 3)

21. Não importa o ponto de partida, mas sim o de chegada: não se ocupe com o como e com o quando, o importante é aquilo que se alcançou.

22. Faz-se necessário lembrar todos os dias de que não possuímos tudo que amamos, mas que devemos amar tudo que possuímos: felicidade é causa e não consequência.

23. Passamos a vida cuidando do urgente (remediando) e esquecemos daquilo que é importante. Eis o circulo vicioso: esquecer-se do importante ao ponto que se torne urgente.

24. Sem preparar o terreno, fazer a semeadura certa, ter o máximo cuidado com o cultivo (dedicação e aprimoramento), não adianta esperar uma boa colheita, fazer mais (quantidade) e melhor (qualidade) é a receita, não para ter mais, mas para ser mais.

25. A vida segue um curso cíclico e perene, tal qual um rio em direção ao grande oceano, tanto na vida, quanto no ciclo das águas é imperioso encontrarmos obstáculos, quedas, turbulências, mudanças, mas também, facilidades, ascensão, calmaria e estabilidade: momentos bons e ruins fazem parte da jornada, não podemos evitá-los ou escolhe-los, precisamos gerenciá-los.

26. “Veja bem por onde anda e seus passos serão seguros”. Provérbios (4, 26): Planejamento, estratégia e previsão. Conhecendo o terreno por onde me movimento, conhecerei também as vantagens, desvantagens, possibilidades e adversidades que encontrarei. Em resumo, construímos a vida e o caminho que trilharemos.

27. Entre correr e viver existe similaridade, quando você corre a cerca de uma hora sem parar, já percorreu varios quilômetros de distância, esta cansado, diminuiu o ritmo, pois em uma corrida longa, assim como na vida, não importa a velocidade para chegar, mas sim, a resistência para chegar. Nesse momento outro corredor passa por você, em velocidade muito superior e o deixa para trás, com o ego ferido pensa em acompanhá-lo, pois naquele momento ele é melhor que você. O pensamento vai se tornando mais claro e o óbvio salta aos olhos: se aumentar o ritmo não aguento o percurso! Desta forma, segue seu próprio ritmo, se harmoniza com seu objetivo, mais a frente você pensa: que besteira competir com alguém que não sabe-se ao certo de onde partiu, se corria há dez minutos, ou se realmente era mais preparado que eu! Assim é com a vida: a competição externa não o levará a vitória, mas ao desgaste e a possibilidade de nunca completar o percurso, a verdadeira superação acontece internamente.

28. O amor é misterioso: mantemos vivos em nosso coração, aqueles que há muito nos mataram em seus proprios corações.

29. Para o viciado é insuportável àquele que se coloca contra seu vício; para o mentiroso aquele que se coloca contra sua mentira; para o criminoso aquele que se coloca contra seu crime; para o filho, muitas vezes, são insuportáveis àqueles pais que contrariam suas vontades, mesmo que elas os coloquem em risco. Desta forma, muitos procuram o conforto da concordância e consequentemente, a aprovação para suas imperfeições: Tanto na construção daquilo que é grandioso, quanto na destruição própria o apoio é um facilitador na obtenção do êxito.

30. Aquele que afirmar estar pronto, ser perfeito, também afirma estar acabado, estar finalizado, não possuir mais objetivo para alcançar. A vida é um aprimoramento, onde a cada novo dia deve-se inevitavelmente apresentar uma versão repaginada, melhorada, aperfeiçoada daquele ser apresentado no ontem: O perfeito é estático e imutável, a vida humana é movimento e mudança constante.