Não é uma vida inteira
"Com o tempo, você acostuma."
Não. Isso serve para roupas. Sapatos. Corte de cabelo. Clima. Não serve para situações que me fazem sofrer. Eu sou adaptável, mas não quero me acostumar com o sofrimento. Nem posso. Que idiotice seria retroceder depois de tanto tempo lutando para ser mais assertiva e deixar de ser tímida a ponto de pedir desculpas quando alguém me magoava.
"Você está exagerando."
Não. Estou dizendo da forma que sinto. Eu sinto e sinto muito.
"Eu sei, me coloco no seu lugar, mas continuo achando que não é pra tanto."
Empatia é puro egoísmo. Você se coloca na mesma situação de outra pessoa, mas com a sua percepção, com o seu jeito de sentir e diz o seu parecer. Prefiro o esforço puramente racional de entender que a dor do outro nunca será minha.
"Sei que ele te violentou antes, mas hoje ele não te bate, não te agride, ele só tá bebendo..."
Só de conviver com ele é um martírio. É uma tortura ver todos defendendo alguém que já me fez não querer existir, é uma tortura saber de tantas coisas e ver um bêbado querendo ensinar coisas sobre Deus... a menina que ele feriu treme dentro de mim toda vez que ele entra bêbado em casa. Ela pede pra gritar, pra sair daqui. Mas eu sou adulta agora e não posso demonstrar medo. Só estamos eu e a menina que fui um dia. Ela chorando e eu garantindo a ela que um dia sairemos daqui.
"..."
É apenas um estado e não uma vida inteira.