A beleza dos filmes

A beleza dos filmes

Filmes são capazes de nos emocionar, nos surpreender, nos causar uma série de reações dependendo do gênero. Mexer com emoções humanas é o objetivo da sétima arte.

Às vezes refletimos com um documentário, como por exemplo, O dilema das redes, nos emocionamos com O milagre na cela 7. Nos surpreendemos com O silêncio dos inocentes ou nos revoltamos com a guerra como A menina que roubava livros. Seja um romance, uma comédia, um suspense, os filmes nos trazem lembranças de momentos da nossa vida, nossas convicções e todo tipo de emoções humanas.

Por estarmos num papel passivo de apenas assistir o que acontece, nossas emoções afloram, vem à tona e nos comovemos, nos manifestamos com cada instante de um bom filme, independente do gênero. Quem nunca num suspense policial descobriu antes do filme rodar quem era o assassino. É uma forma de nos entreter e por alguns instantes viver um personagem com quem nos identificamos ou que gostaríamos de ser assim. Como já escrevi sobre livros, agora sobre filmes, vemos a beleza que a arte pode proporcionar. Não pelo simples fato de ser bela, mas por mexer com emoções profundas.

Somos seres complexos, há um mundo vasto dentro de nós, que por vezes fica escondido até que um gatilho nos desperta para um mundo novo. Filmes realistas também nos ajudam a entender nossa realidade por um viés um diferente do que já havíamos pensado.

A construção da cultura em sociedade serve como inspiração para criar novas realidades na tela. Essa parte importante da cultura nos abre horizontes para repensar nosso próprio mundo.

Em dias de tédio, melancolia ou estresse nada como um bom filme para nos levar a uma viagem diferente, que distrai e ao mesmo tempo ensina. Como se tivéssemos bibliotecas para uma melhor compreensão de mundo a respeito de determinadas culturas.

Os filmes espanhóis e indianos tem se destacado nos últimos anos. Com uma visão diferente de mundo. Um pouco da visão oriental, como ocorre nos filmes indianos nos mostra como a sociedade, as pessoas encaram a realidade, seus valores, princípios e questões éticas.

A beleza da sociedade e da cultura é que elas estão em contínua transformação, cada vez mais acelerada, pois o mundo hoje é acelerado, queremos tudo rápido. Nesse ponto faz-se necessário reflexões, uma pausa, desacelerar. Nem tudo irá se transformar da noite para o dia, mas na sucessão de acontecimentos anteriores. Nossa fome por performances rápidas e curta duração na atenção nos fazem deixar de observar o bom gosto de uma bela fotografia ou enredo ou questões profundas dos personagens que refletem boa parte de nós.

A beleza dos filmes é observar cada detalhe, cada nuance, cada cena, cada diálogo, pois por trás de toda uma produção construída em meses de produção traz mais informação do que podemos imaginar. Não apenas para entreter, mas para pensar a respeito, independente do filme, sua mensagem fica eternizada em cenas de nós mesmos.

carlos anhaia
Enviado por carlos anhaia em 23/03/2021
Código do texto: T7213771
Classificação de conteúdo: seguro