Instagram, Jornal, Eu e Platão

O Instagram deturpou meus sentimentos. Eu me perdi lá dentro, literalmente, não sabia mais onde estava clicando, mentalmente, confundi o que vi, criei conceitos e ideais, sobre pessoas com suas personas, produtos e seu real valor.

No telejornal, sem ter controle da informação que recebia, assimilei fatos a rostos, opiniões a acontecimentos, visualizei e processei, se era certo ou verdadeiro, não vem ao caso.

Eu mesma já me vi de tantas formas, com diferentes roupas, emoções estampadas no rosto, maquiagens e apetrechos, verões, invernos e localidades. Me senti do lixo ao luxo. E era isso mesmo o que era? O que eu via e me deixava ser vista era aquilo que realmente era?

Platão teve essa ideia e chamou de teoria das Ideias. A ideia dele que falava sobre ideias mostravam que a realidade eram sombras. A ideia não era a sombra. A sombra era um reflexo.

Ser reflexo de algo não o torna algo. E todos os reflexos de ideias criados tanto pelo Instagram, pelas noticias nos telejornais, por mim e por Platão, são meros reflexos. Imperfeitos, mas com grande capacidade de nos iludir para o que é real.

Sabe lá o que é real? Mas o que é certo é isso: tomemos cuidado com o que a gente vê, processamos em nossa mente e criamos uma falsa ideia, uma imagem refletida e facilmente manipulável.

Nana Campos
Enviado por Nana Campos em 16/03/2021
Código do texto: T7208424
Classificação de conteúdo: seguro