Antropoletargia

Acabo o curso de pós-graduação em Antropologia mais desapontado do que nunca. Nada a ver com o que eu pensava. Nada.

Minha imagem de um antropólogo ainda é mais ou menos aquela, do Etnógrafo -- o pesquisador de campo, que mete as caras, se embrenha na mata, que dá o seu suor para levantar dados sobre uma determinada tribo, comunidade etc. Exatamente o oposto do etnólogo, um acadêmico que se debruça sobre uns papeizinhos devidamente registrados pelos Etnógrafos e ganha fama e $$$ em cima deles.

Esses meses têm sido dedicados a contemplar problemas e mais problemas. Não posso entrar em detalhes. Nada de exposição... Chega de exposição.

A Antropologia se mostrou meio inútil para mim. Eu a via com outros olhos. Não vislumbrava a algo assim, tão... banal, frio, fútil.

Desconfio dessa celebridade toda a desfilar em cafés filosóficos em televisão aberta e mídia afins. Há um sujeito de fala pomposa e empolada. Ele leciona na Unicamp. É o queridinho dos cafés filosóficos da CPFL. Detesta veganos -- isso ficou notório. Que mal exemplo, Senhor Karnaval! Isso não é muito ético, Senhor.

A realidade brasileira tem que ser discutida nas escolas públicas. Cafés Literários e Filosóficos com a moçadinha do Ensino Fundamental II (6os aos 9os Anos). Ali, sem a presença de câmeras para transformar professores em celebridades. Só para levar aos mais jovens a importância de uma boa dose de informações e de conhecimentos.

A Antropologia que eu sonhava ANTES de ingressar na pós ainda me parece possível -- embora inalcançável (por ora...) Eu creio que eu deveria fazer algo por isso -- por mim mesmo. Haja vista que pela gente só nós podemos fazer algo. Claro: só nós sabemos das nossas angústias, das nossas dores, dos nossos ais.

Eu queria fazer a minha antropologia. Única. Antropoética, Antropologia Ulterior. Ir além do mero estudo de culturas e povos. Conhecer algum ponto além. Dar um passo mais distante. Longe dessas múmias que tiram a nossa vontade de estudar. Porque o ranço da burocracia acadêmica já tomou conta de tudo.