Quando esqueci de mim (reflexões sobre a velhice)
"Começou rápido, uma falha de memória aqui, outra ali....Pequenos esquecimentos e, de repente, o calendário não tinha mais utilidade. Eu ainda tinha instinto de sobrevivência, sentia frio, fome, sede, mas precisava de alguém que me dissesse a hora de comer, de tomar banho, de levantar. O sono, insistente e constante, não era reparador. Dormindo, falava com amigos imaginarios, encontrava pessoas que não via há anos, algumas até falecidas. A distância entre os mundos era cada vez mais frágil.Em minutos eu estava numa roda de chimarrão e, de repente, ao ouvir meu nome já me via noutro ambiente, sem entender o que era sonho, lembrança ou presente. O passado e o hoje se confundiam. Eu não tinha esquecido de mim, tinha esquecido de como viver comigo. E nos raros momentos de lucidez questionava a ausência de pessoas que eu gostava, mas que não vinham me visitar. Isso me fazia sentir um peso, um problema. Eu usava máscara por causa de um vírus, mas mesmo antes dele, a falta de "tempo" reduziu as visitas. Fui vacinado pra me proteger de algo que não entendo direito e se me explicarem hoje, talvez amanhã esqueça. Eu confundo as funções dos aparelhos domésticos, erro as portas dos quartos e quando percebo meus lapsos, fico calado. Meu andar é cada vez mais lento e ainda assim, falando pouco, às vezes teimando, eu consigo ensinar. Consigo que os poucos que estão à minha volta reflitam se estão vivendo. Consigo que valorizem poder andar sozinhos, ter o raciocínio e a saúde em dia, que creiam que existe um ciclo perfeito na vida onde nada é por acaso. Muitas vezes eu testo a paciência deles, mas também faço se colocarem no meu lugar. Já fui independente, trabalhei, viajei. Hoje, a velhice chegou. Ela não seria problema, se não trouxesse junto a doença que quase me fez esquecer quem eu era. Porque quase? Bom, porque enquanto existir Deus e pessoas que se importam comigo, elas vao me lembrar de quem eu fui, vão repetir quem eu sou, tantas vezes quantas forem preciso. Até que tenham forças pra isso, até que as estações passem, até que a primavera chegue."