ORIGEM ETIMOLÓGICA DOS MEUS SIGNIFICADOS NO DEVIR

[19 de junho de 2009]

Uma coisa que sempre me intrigou: quando era pequeno achava que era judeu. Não há nenhum traço judio em minha família. Nada concreto a respeito...

Mais uma: aos 5 ou 6 anos, quando da primeira vez que a Globo exibiu aquela novela, A Viagem (um grande sucesso, reprisado duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, num espaço de menos de meia década), eu sentia um prazer imensurável em acompanhar o protagonista, Alexandre, rastejando no Inferno, ao passo que aquelas “rodinhas espíritas” de pessoas vestidas de branco no Paraíso eram não só o ápice do clichê mas uma situação deveras desagradável, incômoda, suscitadora da – inicialmente – dúvida – depois provocação segura – de que não seria entediante ser um pecador irresoluto para no fim escapar àquilo. Fogo, trevas, inimigos, aventura... Eis aquilo pelo que minha infantil mente já clamava. Uma curiosidade é que Alexandre significa “altruísta, justiceiro”.

Eu tenho um primo bem mais velho chamado Alexandre. Sempre disseram que eu fui muito parecido com ele, que quando mais novo poder-se-ia julgar que sou seu clone. Com efeito, “puxei” muito essa minha tia, Socorro, a mãe de Alexandre. Meu pai tem irmãs loiras e míopes. Eu nasci loiro e tenho quase 10 graus de miopia no olho esquerdo. Não é de se estranhar que, na idade de “Pequeno Príncipe”, eu fosse comparado ou confundido com o justiceiro.

Quase me batizam como Hugo, de origem alemã, conotando “espírito, razão”. Espírito que é uma coisa de que o homem moderno, o alemão anti-semita, principalmente, que é o non plus ultra deste, prescinde. Curiosamente, dir-se-ia que um hebreu é alguém de espírito. O judeu tem espírito, é bem-humorado, sagaz e tem dinheiro. Por isso é tão odiado. Independentemente de não me chamar Hugo, eu tenho espírito. O que é estranho é eu ter pensado durante algum tempo que eu fosse judeu sem pistas claras.

Meu irmão Diogo, “conselheiro”, aconselhou meus pais a me concederem o nome de Rafael. De raiz grega, “curado por deus, aquele que é paciente, perseverante”. Além do mais, faço alusão específica ao termo TEIMOSO. Não foram poucas as conversas e as madrugadas reflexivas em que pensei nesta palavra como a minha sina: teimosia é o melhor de tudo para me descrever. Minha vida é a apresentação sob bilhões de formas do que significa um espírito teimoso diante de incessantes obstáculos. Também é dito nos dicionários de nome que Rafael é aquele que se esforça por ser observado, chamar a atenção, sobressair em relação aos demais. Não sei se estou falando da acepção genérica do nome Rafael ou então de mim mesmo, agora! (P.S. 2021: Quase um Naruto!) Em 2002, quando dei minha largada mitológico-filosófica, exteriorizando minhas convicções no papel, produzi um compilado de teorias fundadoras da minha concepção de mundo e de eu, As Teorias Supremas. (P.S. 2021: livro publicado em 2018) Nelas a característica da teimosia e a necessidade de retomar uma espécie de realeza que eu possuía na infância e que alguém ou várias coisas me furtaram são a tônica. Entendo que meu egoísmo é o puro altruísmo e ninguém percebe: ao ter alma de artista, eu estou presenteando a todos com meu super-talento, e cada vez mais atingindo minha própria essência. Nem que a custo de ser um pecador.

Minha mãe se chama Nadir, que significa “o contrário de zênite”. Zênite é o ponto mais alto do céu visível. Nadir, por extensão, implica decadência. Eu sou filho da civilização em estado putrefato, decadente. Meu pai se chama José de Jesus. Ao mesmo tempo, José é o pai de Jesus. Eu posso ser considerado um mártir. Mas filho de Nazareno já vem a calhar. Eis o ícone supremo do cristianismo e da moral que nos infecta, que torna o homem do século XX o extremo da miudeza.

Meu nome completo é Rafael de Araújo Aguiar. Aguiar deriva provavelmente de águia, que é a ave mais aparentada à figura lendária da fênix, Ouroboros, que remonta à sociedade egípcia e que foi transmutada para diversas civilizações até chegar ao Ocidente. A fênix implica a confirmação do princípio de eterno retorno de todas e de cada uma das disposições do sempre-transitório universo. Trata-se do único imortal factível, que renasce das próprias cinzas: tem uma vida finita, embora inesgotável. Rafael de Araújo Aguiar é uma denominação especial, porque eu consigo vê-la em círculo, se fechando em si mesma: Rafael de Araújo AguiaRafael de Araújo Aguiarafael de Araújo AguiaRa... Ra é o deus-Sol, o mais poderoso elemento dos cultos no Antigo Egito.