Tudo Termina

Tudo chega ao fim. É uma pena que seja assim, ao mesmo tempo que é importante que assim seja. O fim nos dá a chance de recomeçar. O fim nos traz a oportunidade de buscar por outros caminhos, rotas diferentes, destinos completamente novos. Mas ele pode machucar, pode ser doloroso e terrivelmente traumático, sobretudo quando não soubemos aproveitar o percurso até ele. Por isso é imprescindível que cada momento seja vivido com intensidade, sejam longos ou efêmeros, devem ser aproveitados o máximo que permitirem.

A vida é assim. Entramos na escola, criamos vínculos com nossos professores, colegas, funcionários do lugar. Decoramos o caminho de nossa casa até ela. Sabemos exatamente quais pessoas vamos encontrar no caminho, chegamos até a cumprimentá-las, fazem parte do nosso dia a dia. O tempo passa. O último ano do ensino médio enfim chega. E então dizemos adeus para essa fase de descobertas e vivências, perdemos o contato com pessoas que antes estavam ao nosso lado todas as manhãs, tardes e noites. Aquelas pessoas que constantemente víamos, aos poucos se esfumaçam de nossa mente e seus rostos passam a ser ligeiros borrões de um passado que se foi. Use esse exemplo para todos os aspectos de sua vida. Tudo acaba. E quando nos despedimos dos nossos colegas naquele famoso baile de formatura compreendemos que a vida passa, que os momentos passam, que as pessoas passam. Cada um segue o seu rumo. O que era tão bom enfim termina.

E o nosso caminho continua. Teremos outros encontros, alguns reencontros e muitas despedidas. De todas as formas, em todos os momentos, os ciclos se iniciam e os ciclos se encerram. As experiências fluem, sábios são aqueles que percebem o fluir da vida e não deixam que nada passe sem ser sentido, experienciado, verdadeiramente sentido. É esse o segredo para que os términos da realidade não sejam tão dolorosos e insuportáveis, mas que possam ser encarados com tranquilidade, como um fato que não pode ser alterado, apenas enfrentado.

Quando temos dentro de nós que vivemos o quanto pudemos, que aproveitamos o quanto nos foi permitido, que não perdemos tempo com bobagens e investimos nossos esforços para que cada segundo da nossa passagem por essa terra valesse a pena, então entenderemos que o fim é só uma maneira de manter as boas sensações dos momentos que vivemos. A eternidade pode trazer monotonia, pode enjoar, pode fazer o surpreendente se tornar previsível. Algumas coisas não precisarão acabar, é verdade, algumas experiências, alguns amores, alguns sentimentos estarão para sempre dentro de nós, ao nosso lado, acompanhando-nos por toda a vida. Mas muitas outras se encerrarão, terão o ponto final decretado, que saibamos quando é a hora de parar a fim de que as boas recordações não se misturem com os maus presságios. Quando o fim chegar seja grato por cada vivência, por cada chance de amadurecer e crescer e se permita a um novo começo sabendo que ele também se encerrará e por isso precisa ser valorizado em toda a sua duração.

(Texto de @Amilton.Jnior)