ÊXODO NORDESTINO !!

O MUNDO FOI PALCO DE MUITAS MIGRAÇÕES NO DECORRER DA HUMANIDADE, MIGRAÇÕES RELIGIOSAS, ÉTNICAS, MIGRAÇÕES POR GUERRAS PRINCIPALMENTE AS BATALHAS TRAVADAS NA EUROPA NA 1° E 2° GUERRA OU ATÉ MESMO NO PÓS GUERRA FRIA. MIGRAÇÕES POR CATÁSTROFES AMBIENTAIS, OU POR AVENTURAS DE DESCOBRIR O QUE JÁ ERA DESCOBERTO.

POUCO SE FALA OU SE QUESTIONA SOBRE O ÊXODO DO NORDESTE PARA AS GRANDES CAPITAIS NO SUDESTE EM ESPECIFICO SÃO PAULO QUE CONCENTRA A MAIOR PARTE ATÉ OS DIAS ATUAIS. O AVANÇO DA ECONOMIA INDUSTRIAL NO INICIO DE 1930 DESBRAVOU UMA GRANDE MIGRAÇÃO QUE SE INTENSIFICOU ATÉ 1970 E NÃO DEIXOU DE EXISTIR ATÉ OS TEMPOS DE HOJE.

MIGRAÇÃO ESTA EM PAUS DE ARARAS, SEM CONDIÇÕES ALGUMA DE TRANSPORTE DE PESSOAS EM MASSA, MESMO COM TODA DIFICULDADE APARENTE, O CORPO CANSADO, UM ACORDEÃO FAZIA A ALEGRIA DO SERTANEJO NA TÃO INÓSPITA AVENTURA, EM QUANTO O VEICULO ATROFIADO CHACOALHAVA PELA TERRA BATIDA, TRANSPORTANDO ALEM DE PESSOAS, SONHOS !!

COM O DECLÍNIO DA PRODUÇÃO AÇUCAREIRA NO NORDESTE E O AUMENTO DO INTERESSE INTERNACIONAL PELA PRODUÇÃO DE CAFÉ CAUSOU A EXPANSÃO AGRÍCOLA RELACIONADA NO CULTIVO DE CAFÉ EM SÃO PAULO E O CRESCIMENTO ACELERADO DA ECONOMIA BRASILEIRA EM ESPECIFICO SP E RJ, ONDE DESENFREOU ESSA DESIGUALDADE REGIONAL NO PAIS , UM DOS MAIORES FENÔMENOS DA DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL.

POR FIM QUE ORGULHO DE SER FILHO E NETO DE NORDESTINO, DE TER COMO REFERENCIA ALÉM DE PAIS E AVÓS, PESSOAS QUE MARCARAM NÃO SÓ O NORDESTE,COMO MARCARAM O BRASIL TODO E SEM MEDO DE FALAR TALVEZ O MUNDO, PESSOAS ESSAS COMO ANTONIO CONSELHEIRO, LUIZ GONZAGA, LAMPEÃO, RUI BARBOSA, JORGE AMADO, CAETANO VELOSO ENTRE OUTROS....

GLORIAS AO MEU NORDESTE QUERIDO, QUE MUITO CONTRIBUI, QUE MUITO CONTRIBUIU E QUE MUITO CONSTRUIU !!

Weslem Ferreira
Enviado por Weslem Ferreira em 28/02/2021
Código do texto: T7195105
Classificação de conteúdo: seguro