Diferenças

Certa vez um deficiente conquistou vaga em uma empresa. O discurso do gestor para seus colaboradores foi aquele protocolar, ou seja havia exigência de cotas. As atividades eram operacionais com isso estava vetado sobrecarregar com demandas complexas seu mais novo contratado. A pessoa chegou e iniciou sua jornada, em pouco tempo se viu o quanto era especial mas não pelo que a empresa atribuíra a esse adjetivo. Com uma perna e braço debilitados se desdobrava mas concluía qualquer missão. Sinceramente foi esquecido por todos as questões físicas do rapaz. Moral da história, tratando as pessoas como iguais as diferenças ficam de lado.

Um homem negro, de origem humilde, nascido e criado na favela estudou com afinco a vida toda. Graças aos esforços da mãe nunca transitou por caminhos obscuros. Se formou e iniciou trajetória em uma grande multinacional. Foram anos de trabalho, dedicação e empenho. No entanto mesmo tendo as qualificações a sonhada promoção não chegava. Mal sabia ele, a cúpula formada por burgueses jamais admitiria alguém de sua origem em cargos na parte de cima. Foi quando receberam uma inusitada visita. Diretores da matriz foram inspecionar a filial, passaram meses checando, observando, etc. Ao final resolveram que duas pessoas mereciam um curso de aprimoramento fora do país e ao retornarem uma nova vaga estaria a sua espera. Um dos escolhidos foi aquele homem negro, de origem humilde e vindo da favela. A análise foi em cima de performances, esquecendo qualquer atributo físico, de classe social ou outro qualquer.

Hoje existem diversos movimentos contra formas de preconceito, qual o motivo de tanta segregação ? No intuito de objetivar causas nobres essas iniciativas em muitos casos fomentam mais violência e ódio na sociedade, por que ? Cada grupo propaga a sua verdade e acredita ser a absoluta não respeitando outros pensamentos. A referência de beleza tem quer ser a da top model. O mocinho da novela tem que ser o branquinho de olhos azuis. O melhor local de se morar tem que ser a zona sul do Rio de Janeiro. Enfim, se for diferente não serve, é ruim, não presta!

Os seres quando jovens, em formação, não possuem a semente chamada diferença. É nessa hora que devemos influenciar corretamente. Mas não se preocupando apenas em pagar altos valores em instituições de ensino e sim dando bons exemplos. Nossos jovens são esponjas a absorver tudo seja bom ou ruim. Os hábitos dos pais, familiares em geral, professores etc tudo é armazenado em suas mentes que estão a se desenvolver.

Seria bonito de ver um adulto com a mente aberta. Alheio a preconceitos ou conceitos unilaterais. Respeitando as diferenças quaisquer que sejam, e se posicionando corretamente junto a sociedade. Basta ao racismo, feminismo, homofobia, preconceito de classe, etc. O que são esses movimentos ? Que palhaçada é essa ? Perdoem o termo! Se todos fossem tratados como iguais nada disso precisaria existir.

LUTE E NÃO DESISTA !

FILIPE DA PAZ
Enviado por FILIPE DA PAZ em 24/02/2021
Reeditado em 03/03/2021
Código do texto: T7192011
Classificação de conteúdo: seguro