Filosofia, pra quê?

Pra que serve a filosofia?

Quem estuda essa matéria, vira e mexe ouve essa pergunta.

Mas e aí? Qual a sua serventia, de fato?

Pensemos no mundo que vivemos. Mundo capitalista, sociedade do consumo, mundo das aparências, manipulação e controle. Mundo onde os valores são ditados e devem ser seguidos à risca.

Pensemos agora no universo. Infinito.

O que nós somos nesse universo? Nada.

Uma simples poeira levada pelo vento.

Nossa existência é ínfima.

O nosso tempo não é nada frente a eternidade.

Voltemos ao mundo que vivemos.

O que vale nessa nossa vida?

Valioso é quem tem muito dinheiro, excelente emprego, fama, muitos bens materiais. Tem que estar dentro dos padrões de beleza também, é claro. Corpo perfeito vale muito! Tenha isso e estará rodeado de pessoas, nunca estará sozinho, terá mulheres e homens aos seus pés. Isso é que é valioso!

E a filosofia entra onde nisso? Em lugar nenhum.

Estude, trabalhe, case, tenha uma bela família e morra. Receita de bolo. Nesse ínterin não se esqueça das riquezas, bens materiais e corpo perfeito. Pronto!! Eis a receita do "bolo de felicidade".

E a filosofia?

A filosofia te faz pensar, questionar, investigar e provocar. Isso entra onde na receita do "bolo da felicidade"?

Em lugar nenhum, ora bolas!!!

Pensemos em tudo que falamos.

Nessa vida curtíssima que temos, nesse grão de areia levado ao vento que é nossa existência, temos na mão a receita do "bolo de felicidade", pra quê, entao, eu vou querer pensar, questionar, investigar e provocar?

Se eu pensar não vou querer mais ser controlado. Se eu pensar não vou prezar pelo TER, vou querer SER, se eu pensar vou ter minhas próprias opiniões, vou provocar, vou investigar, vou questionar. Resultado estarei sempre só. Me olharão de lado. Serei sempre o fracassado. Não farei mais parte da massa. Não serei rebanho. Estarei fazendo exatamente o contrário da nossa receitinha!!!

Por qual motivo vou querer sair fora do rebanho? Por qual motivo não ser parte da massa?

A vida é muito curta pra desperdiçar pensando.

Vivamos, matemos e morramos pelo dinheiro, pela riqueza, pela beleza física, pela vida perfeita!!!

O rebanho no espera de braços abertos sempre (principalmentese tivermos dinheiro) !!

Chegamos então a resposta à nossa pergunta inicial:

Pra que serve a FILOSOFIA?

Pra esse mundo que vivemos. Não serve absolutamente pra nada.

##### CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICAS########

"Sapere Aude!! Faça uso do seu próprio entedimento"

Immanuel Kant

Para Kant, filósofo alemão, devemos ter coragem, devemos ousar pensar por nós mesmos. Ter autonomia no pensamento.

Segundo Rousseau, na obra " A Origem Da Desigualdade Entre Os Homens", o homem ao acumular riquezas percebe a inveja do seu semelhante, então orgulha-se e vê que quem tem mais, vale mais. O homem deixa a felicidade de viver somente pelo necessário e busca o prazer de acumular pra ser maior que o outro.

Em carta-resposta à sua irmã, em 1865, Friedrich Nietzsche escreve: "E aqui o caminho dos homens se dividem: se você deseja paz de espírito e felicidade, creia; se deseja ser um discípulo da verdade, investigue."

O investigador, o filósofo ao buscar a verdade, deixa pra trás a paz de espírito e a felicidade. A busca pela verdade sempre será maior.

Thomas More na obra a Utopia

"Mais espantoso ainda é o fato de que um homem estúpido e sem sabedoria, pouco mais que um asno, possa comandar muitos homens cultos e competentes apenas em razão de possuir uma grande quantidade de ouro."

Gilles Deleuze responde pra que serve a filosofia:

“Quando alguém pergunta para que serve a filosofia, a resposta deve ser agressiva, visto que a pergunta pretende-se irônica e mordaz. A filosofia não serve nem ao Estado, nem à Igreja, que têm outras preocupações. Não serve a nenhum poder estabelecido. A filosofia serve para entristecer. Uma filosofia que não entristece a ninguém e não contraria ninguém, não é uma filosofia. A filosofia serve para prejudicar a tolice, faz da tolice algo de vergonhoso. Não tem outra serventia a não ser a seguinte: denunciar a baixeza do pensamento sob todas as suas formas.”

BChaves
Enviado por BChaves em 23/02/2021
Código do texto: T7190934
Classificação de conteúdo: seguro