VIDA (e) MATÉRIA (Opinião em evolução)

É comum ler o enunciado de que a morte separa a realidade humana entre a materialidade e a não materialidade. Enquanto vivos seríamos matéria viva; uma vez mortos transitaríamos à imaterialidade. Isso deduz de que a matéria, para ser matéria, precisa estar viva. É isso?

O que eu penso?

Primeiro, a vida não acontece sobre uma matéria (material) específica. Vida só é possível sobre um conjunto muito amplo de matérias em articulação e energizado (em ligação e movimento recíproco) em certas situações ou contextos.

Segundo, gostamos de especificar vida referindo-nos, com preferência, à vida humana em detrimento as outras inúmeras formas de vida. O fato torna-nos egoístas e ‘superiores’ em relação aos demais seres vivos.

Terceiro, a matéria sobre a qual ocorre a vida não desaparece depois da morte. Ela se transforma ou volta a um estado anterior a vida que estava presente em suas articulações, movimentos e reverberações. Neste sentido, gosto de pensar acerca da vida como um fenômeno de inimagináveis formatos em que a característica humana é apena uma delas.

Não é porque somos racionais que a vida se restringe ou se submete à racionalidade.

Vamos conversar mais sobre isso? Eu vou.