Saudade

"Saudade é um dos sentimentos mais puros que podemos sentir, pois ela não é manipulável, não dá pra se criar essa emoção, ela é causada pelas coisas mais diversas, não sabemos se vamos senti-la até que esteja presente, e não sabemos por quanto tempo vamos ter sua companhia, pois se formos honestos, ela às vezes nunca vai embora.

Saudade não é apenas sentir falta, é mais que isso. Transformar a saudade em mera ausência é reduzi-la a algo menos intenso. E se tem uma emoção que é intensa, essa é a saudade ( se formos sinceros com nós mesmo diremos que é a mais forte). Saudade pra mim pode ser dúvida em três categorias, O sonho, Vivido e Perda.

Sonho é a saudade daqueles planos que nunca se realizaram, daquele pedaço da vida em que tudo parecia mágico, onde se via oportunidades e não se limitavam as coisas em possível e impossível; essa saudade te lembra seus projetos para o futuro, as discussões e planos que você fez, mas que nunca se tornaram realidade. Saudade é um sentimento triste se se pensar que podemos sentir por algo que nem de fato aconteceu.

O Vivido é a nostalgia, a saudade de retornar a um bom momento onde as coisas eram mais fáceis, agradáveis, onde você sentia segurança, afeto e acima de tudo apoio. Tem várias coisas que nos resgatam nostalgia: uma música, uma foto ou até mesmo uma comida, algumas pessoas acham mais fácil senti-la através da infância, contudo ela pode ser de qualquer momento onde se sentiu plenamente feliz.

Perda é o luto, não a morte corpórea, claro que quando perdemos alguém querido sentimos saudade, mas essa saudade de perda se refere a saudade de coisas que não voltam, coisas ou pessoas que perdemos (nem sempre por causa da morte) e, que assim como a morte após a perda, não se pode ter volta. Saudade de amores, chances abandonadas, daquela amizade que não existe mais. Saudade de perda é algo que martela demais na consciência pois, "Como parar de sentir saudade da confiança que você tinha depositado em alguém e esse alguém te decepcionou?" ou " Como lidar quando a saudade briga com o arrependimento?"

Saudade apenas se sente, de modo que ou aprendemos a lidar com ela ou ela nos derruba, seja através da coração , da bússola moral ou simplesmente do vazio da melancolia."

Autora, Samanta Zubinha.

Saudades de quando a pessoa que conheci anos atrás, era capaz de escrever coisas assim.

Só não sei qual categoria que se enquadraria essa saudades que sinto, se a do Sonho, do Vivido ou simplesmente a de luto.

Samanta Zubinha
Enviado por Dave Le Dave II em 15/02/2021
Reeditado em 15/02/2021
Código do texto: T7185101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.