SENSAÇÕES CRUCIAIS

A diferença entre nós e os animais é que temos prazer em fazer coisas inúteis.

A cada dia que passa o amor, a segurança e a longevidade no casamento, perde espaço para o conflito e o desenlace infeliz da separação do casal e a quebra da família.

Quando nos juntamos em um relacionamento monogâmico, trocamos a aventura pela previsibilidade e as necessidades eróticas por necessidades de segurança.

Contudo, como o objetivo do desejo, o amor não busca o sexo como propósito. Vemos o erotismo como uma necessidade afetiva na procura por uma aproximação e familiaridade maior para amar e ser amados de modo sublime. Portanto, ser amado é preferível à relação sexual, sendo o desejo mais uma vontade de amor do que de relação sexual.

Não obstante, onde o amor se preocupa e sente responsável por alguém, o desejo busca liberdade e autonomia.

Muitos casais vivem num relacionamento flagelado pelo sexo obsoleto e o tédio, onde o amor é presente e sentido, mas o desejo foi prejudicado. A razão para isso é que o amor e o desejo estão em conflito, pois sexo e amor não pertencem ao mesmo leito.

O ressentimento de ceder ao sexo a longo prazo, quando não é desejado causa um desligamento erótico devido à falta de escolha percebida de liberdade. Parece, que, onde há carinho, as mulheres têm dificuldade em sustentar o desejo. Assim, escolhem o amor em lugar do desejo porque é isso que acham certo fazer.

Não é incomum vermos mulheres lindas e de boa formação envolvidas com homens desencaminhados dos bons costumes e normas, pois, não precisam se preocupar com eles. Não se sentem seguras, mas é libertador em termos de desejo. O desejo precisa de incerteza.

Com as pessoas com as quais estamos menos envolvidos emocionalmente, há mais liberdade e menos preocupação. O que alimenta o amor não é o que anima o desejo, e o que nos estimula sexualmente nem sempre é o que é emocionalmente seguro. Em contrapartida, o cuidado, a preocupação e o sentimento de responsabilidade que sentimos pela pessoa amada esmaga a liberdade necessária ao desejo.

O melhor caminho é quebrar a rotina, incluindo e cultivando o inesperado na comunicação e interações, e atividades para resgatar a vitalidade buscando o mistério e a aventura.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 15/02/2021
Código do texto: T7184902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.