É HORA DE SE RECONECTAR
O ano letivo de 2020 foi um ano atípico. Contudo, repleto de questionamentos, novidades; incertezas e conexões. Foi um ano de muitos aprendizados, reflexões e acima de tudo de Conexão, pois foi necessária a interligação dos estudos pelo ensino remoto; onde o novo adentrou ao nosso meio com muitas inquietações.
A educação precisou colocar em pauta os quatro pilares da educação: aprender a conhecer – neste pilar o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento, onde o estudante precisou adquirir saberes, ter a real busca pela informação e prazer em aprender e se aprimorar diariamente. Aprender a fazer, onde além da obtenção do conhecimento os educandos precisaram colocá-lo em prática. Tendo assim as suas habilidades cognitivas trabalhadas. – Aprender a conviver este pilar mexeu fervorosamente com todos, pois saber conviver em sociedade e se colocar no lugar do outro (empatia, tolerância e do respeito) favoreceu o espírito colaborativo e sensitivo. E o último pilar - Aprender a ser é o desenvolvimento do ser como um todo. No caso, todos precisam estar aptos a pensar de forma crítica e autônoma e ser capaz de formar sua ideologia.
Depois de tanto aprendizado, frustação e saída da zona de conforto. Ufa! Agora temos o objetivo, a missão, a necessidade de nos religar, precisamos continuar. E como isso vai acontecer? Pois bem apresento esse lindo e prazeroso vocábulo: reconectar, palavra constituída por nove letras, quatro silabas, onde etimologicamente significa ligar novamente, isto mesmo. Religar celular, notebook; computador; tablet e acima de tudo religar a mente ao aprender.
Conforme Leonardo da Vinci (o criador do famoso quadro Mona lisa) aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. Portanto, a hora de se reconectar é agora, já. Vamos acalmar nossos corações e compreender que o aprendizado precisa proceder, evoluir!
Enfim, reconectar é...
Remar
Entendendo
Conceitos
Obstáculos
Necessários para o
Enfrentamento a
Cada dia
Trazendo sempre
Alegria e
Reinventando o nosso ser.
(Monaliza Carvalho)