OPINIÕES, DEBATES E DISCUSSÕES

"O sábio quer crescer com retidão, sem desvios, sem interferir na vida alheia, sem fazer intervenções no processo natural da outra pessoa. E, para evitar ser invadido, não oferece ajuda nem dá opiniões se não for solicitado" (Roberto Otsu, no livro "A Sabedoria da Natureza: Taoismo, I Ching, Zen e os ensinamentos essênios").

Eu indico esse livro a toda pessoa que sabe ler, de todos os níveis de formação escolar. É um livro muito bom! Serve para a vida inteira. Ajuda a viver bem. Fala sobre diversos assuntos: felicidade, desejos, prazeres, necessidades, amor, ansiedade, fama, ressentimento, rancor, água, árvores, bambu, mudança, impermanência, mundo melhor, ervas daninhas da relação, destino, noite e dia, transição, infinito, realidade, segurança, persistência, paciência, afetividade, julgamento, verdade, o tolo e o sábio, sociedade, vida, ser humano. É um livro de sabedoria. Eu o estou lendo, e ele vai servir para a minha vida. Pode ser bom para toda pessoa, sem distinção.

Todos os debates e discussões nos quais entrei serviram para o meu amadurecimento, mas não debaterei nem discutirei mais com ninguém. No lugar de debate e discussão, diálogo. Isso é possível? Não é utopia? Buda conseguiu. Lao-Tsé conseguiu. Epicteto conseguiu. Sêneca conseguiu. Epicuro conseguiu. E eles me mostram como. Não reprimirei nada, pois a repressão causa doença, nem lançarei raiva ou ofensa em ninguém. E, quando alguém me criticar e me disser alguma coisa da qual eu não goste? Buda e Epicteto têm os métodos e os remédios para mim. Sêneca os tem. Lao-Tsé os tem. Epicuro os tem. Marco Aurélio, o imperador-filósofo, os tem. Eu me lembrarei deles. Estarei sempre com eles na minha mente e no meu coração. É claro que não vou me esquecer de Sócrates.

Sou profundamente grato ao meu Criador pela oportunidade de viver e conhecer esses sábios. A vida tem sido generosa comigo. Ela está sendo generosa. A imperturbabilidade da alma é algo divino. Quem quiser me testar, a qualquer momento, por favor, teste-me! Teste a minha imperturbabilidade!

Lao-Tsé, no livro "Tao Te Ching", diz: "Quem é excelente não discute; Quem discute não é excelente". Aristein Woo comenta: "Quem alcançou a excelência não disputa pontos de vista e opiniões, quem disputa ainda não alcançou a excelência".

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/02/2021
Código do texto: T7178569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.