Relacionamentos líquidos

Estamos vivendo tempos de frieza, de individualidade, mentalidades egoístas, os relacionamentos exigem, pedem uma pitada de profundidade e quando falamos em relação é no todo que esta palavra comporta, as relações familiares, ciclos de amizades, os relacionamentos amorosos, tudo tem definhado cada dia mais, vivendo uma superficialidade existencial gigantesca. Não serei mais uma a defender a ideia utópica de que todo amor verdadeiro dura pra sempre, as vezes sim e as vezes não, mas é preocupante pensarmos que estamos vivendo em uma sociedade liquida. O tempo, a velocidade que as informações chegam até nós, a demanda diária de escolhas, talvez tudo isso esteja interferindo e conduzindo as relações humanas a vivenciar uma superficialidade. .

O grande vazio que experimentamos, a sensação de faltar alguma coisa em nossas vidas e a dependência de não possuirmos vínculos afetivos duradouros nos desanima, mas aí surge um questionamento, e se nos decidirmos a sermos diferentes, em vez de ser aquela pessoa que pouco se importa com os sentimentos alheios, escolhermos ser mais empáticos com a dor, a tristeza, a solidão o vazio preeminente na vida do outro, isso não vai custar nenhum valor, apenas o nosso tempo, e se olhássemos o outro com mais atenção? já que muitas vezes queremos ser olhados com atenção, queremos ser prioridade, queremos ter alguém que nos olhe nos olhos, que seja uma segurança, um porto a atracar quando precisarmos, mas não queremos ser para o outro, não queremos doar para alguém o nosso tempo, a nossa vida, vivemos ocupados demais conosco mesmo.

Enfim chegamos a uma conclusão, as relações estão se tornando líquidas porque só queremos ganhar e jamais perder e para se construir algo sólido, profundo, demanda renuncia palavra pouco utilizada em nossos dias, requer tempo, doação, dedicação, vontade e muita coragem, em meio a tanta frustração e relacionamentos superficiais empenhar-se a viver algo profundo soa como loucura, apego, chatice, delírio, insensatez. E finalizo com uma citação de um escritor que admiro muito: “Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las” - Augusto Cury.

Relacionamento seja ele qual for precisa de doação, cuidado, de sujar as mãos verdadeiramente para cultivar, adubar, regar, cuidar, para que com o tempo possa florescer, requer muita vontade de querer fazer bem, de querer tá perto, que pelo menos uma vez na vida tenhamos o privilegio de viver algo profundo, verdadeiro, solido e que nesta caminhada da vida possamos encontrar pessoas dispostas a viverem com intensidade.

Ingrid Nascimento
Enviado por Ingrid Nascimento em 07/02/2021
Código do texto: T7178529
Classificação de conteúdo: seguro