Armadilhas de um relacionamento abusivo

Armadilhas de um relacionamento abusivo: é certo que nenhum relacionamento começa ruim, muito menos os abusivos. Quando se vê já está envolto em uma dinâmica doentia, difícil de sair. Quando se pensa em colocar fim nessa situação, surgem as "armadilhas" que acabam impedindo, como:

"Tem muita coisa espiritual", "você não vai na igreja": muitas vezes a religião, nesse caso, acaba sendo um empecilho para o término, uma vez que a sua fé ou falta dela é vista como a culpada pelo abusivo ser dessa maneira. E não, não é.

Culpabilização: "você não sabe lidar com ele, não pode isso ou aquilo..." talvez uma das artimanhas mais perigosas: culpar a vítima pelo surto, pela raiva, por tudo. Até que venham mais parceiras e o mesmo ciclo se repete: ninguém "entende" o abusador.

A "lua de mel": após surtos e ofensas vem as promessas de mudança, pedidos de desculpas, idealizações, sonhos e planos, o que acaba reafirmando a esperança de mudança.

Mas não, na maioria dos casos não vai mudar. A violência só vai mudando de forma, se transformando cada vez mais. Cada vez mais intenso, causando mais estragos profundos e a vítima segue, apegada a tudo aquilo que a ilude em relação ao seu algoz. É preciso quebrar ciclos e mais do que tudo, é preciso abrir os olhos, por mais doloroso que seja.

Instagram:freudianices

Daniella Dantas
Enviado por Daniella Dantas em 05/02/2021
Código do texto: T7176742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.