Falsidade Ideológica

Há pouco tempo fiquei amigo de uma moça formada em Letras que dá aulas de português para o Ensino Fundamental. O que parecia ser uma promissora chance de uma boa conversa foi se mostrando com o tempo uma experiência assustadora. Descobri que a criatura não lia, não via televisão, não escutava música ou via filmes e séries. A que se dedicava? Não vou escancarar aqui por uma questão de ética. No profissional, estritamente a materiazinha que lecionava na escola. Deixou entrever que só leu literatura na universidade porque foi obrigada. Isso me fez lembrar de inúmeras pessoas que conheci nessa mesma condição. Falsidades ideológicas. Se formam numa determinada área mas não são exatamente o que consta no seu diploma. Conseguem um emprego e até se aposentam tratando de um único assuntinho que estudaram, jogando fora todo o resto, toda a beleza do conhecimento e vivendo como autômatos, como vegetais. O pior é que gente assim muitas vezes se dá melhor que eu, que lendo e estudando todos os dias cultivo o sagrado saber que me foi confiado. Que lástima.

Sergio Vinicius Ricciardi
Enviado por Sergio Vinicius Ricciardi em 03/02/2021
Reeditado em 03/02/2021
Código do texto: T7175612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.