Coisas que penso saber (Lote 1)
1. Quanto maior o esforço e o peso suportado, maior será a resistência e a força adquirida, porém sem um planejamento próprio você sustentará o planejamento de outros: Tornar-se forte é importante, mas sem deixar de ser astuto.
2. Inimigos, desafios e problemas pequenos produzirão, inevitavelmente, indivíduos pequenos. Como diriam os antigos: quanto mais sangue mais chouriço.
3. Importamo-nos em demasia com aquilo que o tempo degenera, ao mesmo passo descuidamo-nos daquilo que poderia tornar-se eterno: somente a sutileza sobreviverá.
4. Tempos amenos geram pessoas amenas e até superficiais, já aqueles tempos considerados rigorosos gerarão pessoas fortes e profundas.
5. Quando corremos atrás da aprovação alheia, comportamo-nos como aqueles cães que correm atrás de carros: caso um dia os alcançassem e capturassem, não saberiam o que fazer com eles: muitas vezes perseguimos o que não tem valor.
6. Algumas vezes o futuro não está no novo, mas naquela nova olhada naquilo que já é conhecido. Pois o que vi ontem, não é igual ao que vejo hoje, não por que o objeto observado mudou, mas pela mudança ocorrida (por interferência do tempo) nos olhos que observam: é preciso reconhecer o perspectivismo.
7. Combater ou Construir? Construir-se, fortalecer-se e fortificar-se ao ponto que os ataques tornem-se insignificantes: quando caem as Torres, caem também os muros e consequentemente o castelo.
8. Para cortar lenha, ou lidar com pessoas é imperioso conhecer a água da madeira.
9. Tudo que é desejado, querido, buscado é possível ser alcançado, porém é fundamental uma pergunta: estou preparado a pagar o preço a ser cobrado?
10. Uma pequena amostra de previsão do futuro: você será em seu futuro exatamente aquilo que está tentando ser no seu presente.