AGORA E DEPOIS

No simbolismo que usamos para nos comunicarmos com outras pessoas, em nossa capacidade de planejar, registrar informações e comunicar, temos a habilidade de externar nossa visão sobre coisas fora de nossa realidade temporal e espacial imediata, em nossa capacidade de expressar ideias abstratas e elaborar conjuntos de elementos de ideias, crenças, arte e filosofia.

Como uma tendência humana generalizada de ser excessivamente autocentrado, as pessoas passam a depender dos problemas em que se concentram, num mundo individualista, de problemas complexos e suas soluções elusivas.

No entanto, aqueles que têm um olhar perceptivo abrangente, ao fazerem um apurado consciente de suas experiências de vida, se contentam por estar numa estância circunstancial ancorada, em comparação a maioria das pessoas, motivando-os a priorizar os outros antes de si mesmos.

Embora haja exceções, não é tão comum no mundo atual, ver muitos jovens preparados emocionalmente para a experiência no mundo real , equipados com desenvolvimento intelectual, emocional, volitivo e espiritual para provar o mundo que viram em sites ou ouviram em um programa de áudio sob demanda consumindo informações com as quais não estão completamente prontos para lidar.

De um ponto de vista intelectual, os jovens de hoje conformam uma geração atrofiada em sua maturidade emocional, que sabe muito cedo e foram expostos a muito mais e muito antes do que gerações anteriores, consumindo muitas informações antes de se formarem no ensino médio.

Contudo, precisam de mais tempo para amadurecerem para a responsabilidade que vem com a vida adulta, que requer a capacidade de cumprir compromissos de longo prazo e possuir tolerância para adiar a gratificação, se comprometendo a continuar fazendo o que é certo, mesmo quando não sentem vontade.

Além de as mudanças no cérebro que podem explicar por que os anos da adolescência são tão difíceis para os jovens e seus pais, muitas vezes, genitores demasiadamente protetores interferem nos constrangimentos do crescimento emocional, tentando impedir a dor da maturação, sem perceber que prestam um péssimo auxílio no fortalecimento gradual emocional do jovem, impedindo que pensem com clareza e tomem boas decisões.

Adicionalmente, todos nós, jovens e adultos, experimentamos uma realidade atual de mudanças brutais, imposições radicais e incerteza sobre o futuro próximo, evidenciando o número de pessoas que sofrem de perda de agência e controle sobre suas vidas, tornando difícil não expressarmos profunda preocupação com o bem-estar das pessoas, agora e no futuro.

O fundamento para fazer uma projeção sobre o próximo dia de hoje é o nível atual de bem-estar / perdas e danos inegáveis da realidade que confrontamos que, em suma, agora está ameaçando nosso bem-estar físico, psicológico, econômico e político, incluindo mais isolamento, menos capacidade de fazer e mais oportunidade de ser enganado por malfeitores de notícias falsas, nos predispondo a expressar um juízo confiante de que os próximos anos trarão uma redução contundente ao desenvolvimento, bem-estar e a segurança das pessoas.

Quando olhamos para o futuro, não vemos nada além do que um futuro antecipado de incertezas, carências e isolamento num mundo, possivelmente mais fechado e financeiramente menos cooperativo em comparação à arquitetura financeira generosa que moldou parte do século XX. Chegamos a uma encruzilhada onde devemos decidir continuar, buscando escolher como reagir à jornada desafiadora em que estamos.

Devemos observar o presente, enquanto nos preocupamos com o futuro, porque é lá, que passaremos o resto de nossa existência.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 02/02/2021
Reeditado em 03/02/2021
Código do texto: T7174581
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.