CILADAS POR TRÁS DE BONS CONSELHOS

Em uma pequena fazenda havia uma criação de perus e um deles era um tanto estranho por ser magro, com poucas penas e solitário, pois não era aceito entre os demais. No entanto, ele era feliz e vivia tranquilo no seu canto do cercado.

Certo dia, chega de fora uma onça, um animal que o peru solitário nunca havia visto antes, que o vê em seu canto lá quieto e começa a conversar com ele e diz:

- Prazer! Eu sou uma onça. Você não me conhece, mas tenho bons conselhos pra te dar.

O peru ouve atento e a onça continua:

- Você é muito magro. Se comer bastante e engordar, vai ser mais bem visto e aceito pelos seus colegas.

Entao o peru fala:

- Obrigado, mas vivo muito bem assim, estou em paz aqui sossegado no meu cantinho.

E a onça rebate:

- Mas faça o que estou te dizendo, você vai adorar a nova vida!

Então o peru para, pensa, e decide seguir o conselho da onça e passa a comer mais para engordar. Depois de um tempo, bem mais gordo, com penas abundantes, é acolhido pelos outros perus e faz novas amizades, tendo uma vida mais sociável, ainda que não ligasse pra isso e estivesse se sentindo melhor como vivia antes, e vai agradecer à onça:

- Puxa! Muito obrigado pelo conselho! Você tinha razão.

Então a onça abre um sorrisinho e diz:

- Ótimo! Agora que está bem gordinho, vai ser o meu jantar.

Moral da história:

Tenha muito cuidado com certos conselhos, ainda que sejam "bons" e supostamente benéficos para você, principalmente vindo de alguém que mal conhece, pois por trás de até mesmo bons conselhos pode haver algum interesse de quem propõe. Se você está bem e em paz como vive, ainda que seja diferente e não queira seguir o padrão imposto pelos outros, que assim permaneça.

Podemos sim, e devemos ouvir bons conselhos. Porém, a mudança, sempre em primeiro lugar, deve partir de nós próprios, do nosso desejo e iniciativa de alcançar uma condição melhor, e jamais contra a nossa vontade.