Leitor de Instagram

Rede Social da qual veio para mudar a forma como a sociedade se comunica e interage entre si. Ao longo dos anos a forma como as pessoas se comunicam sofreu diversas mudanças e revoluções que não somente trouxeram benefícios, mas também malefícios. Não estar conectado hoje em dia nas “redes” é quase ser invisível, uma pessoa que não tem vida social. É tido quase como um código de conduta, todos devem ter pelo menos um perfil interagindo e alimentá-lo com o que quer que seja: uma foto, um texto, enfim, nem mesmo um simples jantar pode passar em branco. Sua rede de amigos deve saber que hoje você foi a um restaurante de cinco estrelas e pediu o prato mais caro. Fora do campo da extravagância e superfluidade, hoje conseguimos nos manter informados acerca do que acontece pelo mundo, as melhores práticas para se conseguir um emprego, os melhores livros, estudos e trabalhos à disposição de forma tão simples que seria um sonho para uma pessoa que viveu meio século atrás. Por muito tempo os jornais impressos fizeram parte de nossa rotina, receber sempre pela manhã cedo um exemplar recém-impresso para deleitar-se sobre as “News”. Essa tradição veio se perdendo com o tempo não somente pela consciência de sustentabilidade ambiental, mas também por influência dos meios digitais. As notícias chegam de forma muito rápida. Impossível acompanhar todas, temos de ser seletivos e escolher aquilo que mais nos interessa. Com o advento das redes sociais muitas pessoas tornaram-se escravas de tais meios, sempre que têm um tempo livre estão rolando a tela para cima e para baixo e, nisso, surgem os leitores de manchete e de Instagram, que já automatizaram suas mentes, já tornaram-se dependentes da futilidade, do fugaz. São aqueles que somente possuem um mínimo de informação pois algumas páginas ou amigos publicaram tal notícia, caso contrário, jamais saberiam de tal acontecimento. Na maioria das vezes resumida em uma simples legenda abaixo de uma foto com uma manchete estampada que, para muitos, é o suficiente. Empobrecendo cada vez mais a capacidade cognitiva de pesquisar, de entender determinado fato ou até mesmo de se manterem informadas, essas pessoas se perdem cada vez mais no vale sombrio da ignorância.