DEVEMOS PERDOAR ?

PERDÃO

Já dizia o nosso grande poeta e ator Mario Lago e o fantástico compositor Ataulfo Alves nos idos de 1943:“perdão foi feito pra gente pedir” na canção Atire a Primeira Pedra. O perdão está no imaginário do ser humano desde os tempos de Jesus, que nos ensinou ao falar aos escribas e fariseus, no Monte das Oliveiras, que tencionavam apedrejar uma mulher, flagrada cometendo adultério, “QUEM DENTRE VÓS NÃO TIVER PECADO, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA”.

Desta forma foi-nos ensinado que deveríamos praticar o perdão como virtude. Penso, entretanto, que o perdão é uma faculdade exclusiva de Deus e o ser humano comum não tem o poder de perdoar, pois pressupõe uma autoridade que ele não possui.

Na verdade, o chamado perdão é muito mais importante e reconfortante para quem “concede” do que para quem o recebe. Muitas vezes, quem ofende ou magoa alguém, não percebe que o fez. Outras vezes, ele tem consciência do seu ato ofensivo e o “perdão” será uma satisfação; porém, para o ofendido ele sempre será um alívio, se for sincero.

Para que vivamos em paz, é preciso que entendamos que as pessoas(espíritos) estão em estágios diferentes de evolução; relevar e entender os erros e imperfeições do próximo e não deixar que mágoas e ressentimentos povoem nossos pensamentos e inibam nossas ações será a atitude mais correta. Tenhamos a humildade de reconhecer que não somos superiores e que a faculdade de perdoar cabe somente a Deus.

ABC DAS LETRAS
Enviado por ABC DAS LETRAS em 21/01/2021
Código do texto: T7165381
Classificação de conteúdo: seguro