HUMILDADE E SOBERBA
HUMILDADE E SOBERBA
Gostaria de analisar as palavras do título, para conceituá-las segundo o meu entendimento.
A humildade é muitas vezes confundida com subserviência. Certamente, ela é uma virtude importante e difícil de encontrar. Pode-se confundir com um estado de inferioridade em relação ao próximo, quando na verdade é uma expressão de conhecimento do valor do indivíduo perante o mundo. O humilde entende a sua pouca relevância, se considerarmos a grandeza do universo. Entretanto, sabe do que é capaz e não se vangloria disso. Ele é apenas grato por ter conseguido seus objetivos e sabedor de que precisou ajuda, tanto do ponto de vista humano como do espiritual. Tem certeza de que sem esse auxílio pouco teria conseguido.
A Soberba é um defeito de perspectiva do homem frente ao universo. Se imaginarmos que a Terra é um mínimo ponto azul e o nosso sol somente um entre milhões de sóis de uma pequena galáxia entre centenas de milhões de galáxias, como conceituaríamos o ser humano? No entanto, muitos homens imaginam-se muito importantes e superiores a outros tantos. Pensam que tudo o que conseguiram na vida foi fruto da sua inteligência e do seu trabalho. Desta forma, entendem que são independentes e não carecem do auxílio de ninguém. Aceitam, quando muito, o conselho de alguém que lhe seja superior no momento. Daquelas pessoas que supõe lhe sejam inferiores mantém distância.
Enquanto o humilde angaria amigos pela sua simplicidade e lealdade, o soberbo isola-se no seu mundo repleto de egoismo, guardado em si mesmo, incapaz de se relacionar com pessoas consideradas inferiores a ele, apenas porque não conseguiram o seu sucesso profissional, financeiro ou social. Caminha para a solidão, pois sua própria família a quase sempre não lhe basta como valor. Por vezes, somente ao final da vida, compreende a importância de um diálogo, de ouvir conselhos de pessoas menos cultas, mas que possuem a sabedoria da vida; e, então, conclui, ao ver a morte próxima, que nada lhe acrescentou ter sido arrogante e intransigente.
Não se deve menosprezar os que nos cercam, pois são todos espíritos iguais a nós, apenas em graus de desenvolvimento diferentes. Nossa atitude deverá ser de gratidão pela Vida, num universo de dimensões inimagináveis.
HUMILDADE é gratidão. SOBERBA é desprezo. Abc das Letras.