Se você se acha "diferente" da maioria das pessoas, não é bem assim

Assisti uma produção do Nat Geo, chamada Controladores de Mentes. Em uma das 3 reportagens, o manipulador pega um grupo de 5 pessoas e pergunta como elas acham que são. Todos elogiaram a si mesmas, dizendo que eram "diferentes" da maioria das pessoas. O manipulador então disse que uma nova técnica "científica" poderia dizer quem a pessoa era, pelo exame de DNA.

Foi coletada amostras de todos os participantes e o apresentador disse que iriam ser "enviadas" ao laboratório para o laudo. Pois bem, tal laudo era exatamente igual para todos, apenas com pequenas divagações que na realidade serviriam para qualquer pessoa. Lido os laudos em particular para cada um, o apresentador perguntou o índice de acerto. As respostas variaram de 98 a 100%, seguros que estavam que aquilo representava o que eles eram, na verdade. Quando foi revelado o truque, onde todos viram que as respostas eram exatamente iguais.

A decepção foi cortante.

Isso mostra que se você se acha "diferente" da maioria das pessoas, não é bem assim. Tem mais a ver com o que você pensa de si mesmo, do que a realidade. Por isso que astrologia de boteco, videntes e afins ganham tanto dinheiro: eles dizem aquilo que você quer ouvir e na ânsia de conseguir sempre a aprovação alheia, você prefere acreditar.

Cuidado, então, quando receber essas coisas vindas de pessoas que brincam com sua autoimagem. As pessoas realmente são diferentes entre si, mas todas estão niveladas, o que significa que ninguém pode se achar melhor ou "diferente" que ninguém.

Shri Shankara
Enviado por Shri Shankara em 29/12/2020
Reeditado em 30/12/2020
Código do texto: T7146935
Classificação de conteúdo: seguro