Deixe Fluir

Já percebeu que temos repulsa ao fim? Detestamos quando nossa série preferida é finalizada. Sentimos um vazio, ainda que pequeno, quando aquele filme tão bem produzido exibe as letras miúdas. Saímos do último ano do ensino médio com lágrimas nos olhos tendo a sensação de que aquilo que era tão bom nunca mais se repetirá. Queremos correr do fim, evitá-lo a qualquer custo, vencê-lo se possível. Mas é impossível. O fim das coisas sempre aconteceu e sempre irá acontecer. A gente goste ou não. Estejamos preparados ou não. O ponto final é uma questão de lei e de tempo. As coisas chegam ao fim.

E é bom que terminem. Já virou clichê dizer que o fim nos traz a oportunidade de outros começos, mas essa é uma verdade grandiosa que deve ser levada a sério. Às vezes insistimos demais em coisas que só existem na nossa imaginação, gastamos uma energia que nem temos em histórias que não podem mais avançar e nos entregamos a um enfado que poderia ser evitado se a gente aceitasse o que é normal, que as coisas acabam, atingem seu ápice e então se resolvem, se encerram. Em muitas experiências da nossa vida é assim que acontece. Elas chegam ao fim deixando todo o aprendizado que trouxeram, todo o suave sabor que ofertaram, todas as incríveis lembranças que servirão de consolo aos nossos corações. Mas assim como essas experiências um dia começaram, outras estão prontas para serem vividas, até mais legais e prazerosas, só precisamos deixar partir aquilo que não pode mais continuar. A vida tem que fluir.

É como um rio de águas poderosas. Você consegue interromper o fluxo das águas? Talvez por algum momento seja possível construir algo que o impeça de seguir seu destino, mas as águas continuarão vindo, chocando-se contra a barreira, com o tempo aparecem rachaduras, algo vaza para o outro lado, com um pouco mais de tempo a barreira se rompe, é destruída e o fluxo retorna ao seu ritmo. A vida é assim. Paralisamos tudo por uma única coisa achando que aquela era a mais especial e mais esplêndida que poderíamos viver. Mas não nos damos conta de que a vida continua, outras oportunidades vêm vindo e precisamos estar prontos para cada uma delas. Caso contrário passam, nem percebemos e chegamos à equivocada conclusão de que não há mais nada a fazer por aqui.

Deixe as coisas fluírem. Aproveite-as enquanto durarem, enquanto tiverem o mesmo valor e significado de quando começaram. E não se culpe quando as emoções se esfriarem. Faz parte do ciclo. Aceite o presente. Viva cada presente. E não se recuse à transformação do futuro. Flua. Deixe fluir!

(Texto de @Amilton.Jnior)