A vida acontece, dentro ou fora das redes

A vida acontece. Dentro ou fora das redes a vida continua acontecendo, o problema é que a gente acha que tudo precisa ser postado, registrado, compartilhado, repercutido, comentado, viralizado. Pensamos que nossa vida não é nada porque nossas redes são ultra modestas. Poucos seguidores, poucas curtidas, nenhum comentário. Enquanto outros possuem milhões de seguidores, bilhões de compartilhamos e inumeráveis comentários. Vivemos uma vida patética enquanto os outros vivem uma vida de cinema. Opa! Vida de cinema. Uma vida que nem sempre existe, nem sempre é real, uma vida que só acontece para as câmeras, mas que nos bastidores pode não possuir emoções, significados, importância para aquele que só é um personagem coadjuvante na própria vida.

Não é porque não somos notados nas redes que não somos importantes. O que importa é o que acontece fora delas. Não somos aquele perfil quase irretocável, com citações inteligentes, com imagens detalhadamente editadas. A vida real acontece sem permitir edições, sem nos dar a chance de cortar alguma parte como se nunca tivesse acontecido. A vida real não se baseia em frases de efeito que parecem ser um mantra que dirige nossa vida repleta de sucessos. A vida real é feita de diálogos doces, é verdade, mas também ouviremos muitos discursos ásperos, cortantes, que nos sufocarão. A vida virtual pode ser apenas um sonho distante, um ideal do que gostaríamos, mas é na vida real que as coisas acontecem, é na vida real que está a nossa chance de fazer a diferença, de sermos notados, não por milhões de seres humanos também insatisfeitos com a própria vida, mas por aquelas pessoas especiais que farão do nosso dia a dia os mais felizes e tranquilos possíveis.

A verdade é que pensamos que para uma vida incrível é necessário ter registros surreais de experiências invejáveis. Mas nem sempre temos condições para isso e não são essas experiências mirabolantes que de fato importam. Já recebeu um sorriso despropositado de uma criança pequena? O que sentiu naquele momento? Você apenas o viveu, não precisou registrá-lo, não precisou de centenas de câmeras ao seu redor para que aquele sorriso tão espontâneo e inocente arrancasse, também, outro sorriso de seus lábios. Percebe? A vida não precisa ser roteirizada, angulada, cheia de estratégias perfeitas para que a iluminação enriqueça a paisagem que queremos fotografar. Na real a vida acontece de forma improvisada e é isso o que a torna tão incrível. São os improvisos que nos fazem crescer e amadurecer. Você não precisa ter uma vida assistida por uma multidão, você só precisa ter uma vida que valha a pena para você mesmo!

“Não dê a eles o privilégio de saber tudo sobre você. Só porque você não posta nas redes sociais, não significa que não está acontecendo. Cresça e progrida em silêncio” (Wandy Luz).

(Texto de @Amilton.Jnior)