Então é Natal! Que seja cheio de esperança...

Em uma das postagens da série “Então é Natal” não poderíamos deixar de falar de algo que nos enriquece apesar de todas as dificuldades, que nos faz olhar para a frente, vislumbrar o futuro, mesmo com todo o presente de dificuldade e caos que podemos estar enfrentando. Esse foi um ano bastante difícil para a grande maioria de nós, direta ou indiretamente todos fomos afetados pelo cenário de pandemia que tomou conta do mundo, dominou os países, mudou maneiras de nos relacionarmos, de levarmos a nossa vida, trouxe incertezas, possíveis inseguranças, medo, ansiedades quanto ao porvir, quanto à solução de todo esse problema, por isso, mais do que nunca, precisamos de esperança!

Esperança é esperar com confiança, é esperar com perseverança, é esperar com a certeza de que nossos objetivos serão alcançados. Não apenas esperar. É agir. É fazer a nossa parte com fé, com otimismo, com vontade, com a certeza de que nossos esforços serão recompensados. Ainda que não pareça, ainda que o desânimo seja maior do que a nossa crença em finais felizes, é nosso dever insistir, persistir, nunca desistir, porque só assim colheremos os resultados das nossas ações.

Mas não é fácil cultivar esperança. Não é fácil diante de horizontes tão densamente nublados procurar por algum feixe de luz, pelo mais simples raio de sol. São tantas coisas que acontecem dia a dia no meio da humanidade que fica difícil acreditar num amanhã melhor, fica quase impossível ter esperança sobre um futuro de paz e harmonia. Egoísmos, falta de paciência, ganâncias, intolerâncias, ódios irracionais, raivas por coisas tão pequenas e inúteis, mágoas que são acumuladas até explodirem num acesso de ira descontrolado. Muitos de nós são assim. Não conseguem controlar suas emoções, não conseguem ampliar suas mentes, não conseguem retirar as vendas dos olhos para enxergarem no outro um ser humano esperançoso por dias mais agradáveis. Mas não podemos deixar de acreditar pelo mais óbvio dos motivos: hoje somos nós os desistentes, amanhã os que nos cercam e um dia ninguém mais terá esperança em coisa alguma, ninguém mais acreditará em amanhã algum, estarão todos entregues a uma realidade caótica, pesada demais para que seja transformada.

Na noite de Natal as famílias se reúnem cheias de esperança, não é verdade? Contam sobre as conquistas que tiveram ao longo do ano, desabafam quanto às perdas que precisaram enfrentar, quanto às dificuldades as quais foram desafiadas, porém, após as lamentações ou comemorações sempre há espaço para falar sobre o porvir, para desenhar o próximo ano que em tão poucos dias há de chegar. Que essa esperança não fique apenas na mesa, mas que ela invada nossos corações, envolva nossas almas e seja a luz que iluminará o nosso caminho. Uma vez guiados pela esperança nada pode nos parar, nenhuma dúvida, nenhum questionamento, nenhum receio se vale mesmo a pena insistir em sonhos que parecem tão árduos de se realizar, nenhum sentimento de ambiguidade que nos leve a refletir se não estamos desempenhando papel de bobos por olharmos para adiante procurando por portas que nos aproximem de nossos destinos. A esperança nos concede forças, a esperança nos faz ver através da imaginação, nos permite enxergar por dentro das paredes. A esperança nos concede a graça de sentir um pouco do prazer de termos em nossas mãos aquilo que tanto cobiçávamos.

É de esperança que mais precisamos para esse Natal. Precisamos que ela se estenda, acompanhe-nos na virada do calendário e nos ajude nesse próximo ano que vem aí. Chegamos até aqui. Não foi nem um pouco fácil, sentimos dores, angústias, fomos assolados de diferentes maneiras e em variados momentos. Quando achávamos que avançaria, retrocedia. Foram altos e baixos, instantes de euforia alternados com melancolia. Mas chegamos até aqui. Outros não aguentaram, partiram, suas dores foram massacrantes demais, a falta de esperança foi extrema ao ponto de sufocarem suas almas. Vamos continuar por essas pessoas. Vamos continuar por aquelas que foram vítimas desse vírus tão pouco conhecido, tantas vezes subestimado quando deveria ter sido tratado com a seriedade que exigia. Esse vírus não levou apenas a saúde de muitos de nós, corroeu a nossa esperança e nossa expectativa quanto a futuros de paz e realizações. Mas esse futuro pode sim acontecer. Não será de maneira mágica, através de uma simples palavra que venha a sair de nossos lábios. Talvez devamos derramar alguma lágrima, bastante suor, sentir as pernas fraquejarem, mas esse futuro vai acontecer, só não podemos perder a esperança porque quando ela se esvai, leva todas as nossas forças. Olhe para cima. Olhe para frente. Visualize você vivendo o seu sonho. Por enquanto apenas imagine, mas tenha a esperança viva de que o dia de vivê-lo se aproxima a passos largos!

Então é Natal! Que a esperança nos faça vitoriosos a cada entardecer!

(Texto de @Amilton.Jnior)