Refletindo

A cada dia erramos, acertamos...

Nos cobramos por ter feito, por não ter feito...

Acumulamos culpas e nos sobrecarregamos com tantas coisas.

Li em algum lugar, uma frase que me fez refletir e ela dizia mais ou menos assim:

"Não se culpe tanto por erros passados, você não pensava da mesma forma que pensa hoje."

Não conheço a autoria e talvez seja um pouco diferente, não me recordo exatamente como estava escrito. Mas a mensagem me prendeu.

Quantas coisas fizemos, que hoje olhando pra trás, pensamos...

_ Poderia ter feito diferente.

_ Poderia ter agido de outra forma. Falado de outra maneira.

_ Se eu pudesse voltar atrás, faria tudo diferente.

Mas o que a frase passou e que me fez pensar tanto, depois destas situações passadas, você passou por tantas coisas, houve mudanças em você.

Seus pensamentos mudaram, sua forma de ver e enfrentar o mundo, também. Você amadureceu. Sorriu, sofreu, chorou.

E várias situações da vida, nos transforma. Portanto, hoje, sua mentalidade é diferente.

Você não pode cobrar hoje, por atitudes que não teve, quando você pensava e via o mundo de forma diferente.

Achei que foi uma boa reflexão.

Não estou falando para fingir que não errou, só te falando para não carregar tantas culpas, não deixar seu mundo muitas vezes girar em volta disso, se ferindo, se maltratando. Porque se fosse hoje, com o conhecimento que você adiquiriu, com sua forma de pensar e com tudo o que vivenciou, você agiria diferente.

Mas para algo mudar em você, teve que passar por experiências e ficou o aprendizado.

_ Rê Ferry