Da verdade necessária

Quando a verdade solicitar de ti elucidação, sejas complacente e não constranjas teu interlocutor a uma situação desnecessária.

O esclarecimento de fatos distorcidos ou omitidos não deve ser tomado de cólera e julgamento. Aquela não deve ser oportunidade para que humilhes a outrem nem te deixes dominar por equivocada sensação de justiça e superioridade. Deves ser vigilante para que não caias no erro da vaidade e da dominação.

É mister exercer a compaixão diante da circunstância vexatória em que o outro se encontra, sem avolumar-lhe o constrangimento.

A verdade deve ser salutar e não deletéria, se recorres a ela somente para impor ao outro condição humilhante é melhor que a ignores e sigas adiante, sem te deixares afetar pela vulgaridade da mentira. Entretanto, se o fato clama por luminosidade, sejas tu também a luz que abençoa e ilumina mas que não fere os olhos.

Cyntia Pinheiro
Enviado por Cyntia Pinheiro em 10/12/2020
Reeditado em 10/12/2020
Código do texto: T7132110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.