DEUS AJUDA? DECIDE? DETERMINA?

‘Deus ajuda a quem cedo madruga’ (Quem cedo não madruga, Deus não...)

Gosto de provocar e fazer refletir com esta frase em epígrafe.

Então, a crença em Deus ou a fé n’Ele pode ajudar? Decidir algo que se deseja? Ou mesmo determinar uma situação?

Depende de que interpretações são feitas e de qual compreensão se tenha sobre estas questões.

Nada acontece na inação. Ou – se quiser – algo acontece: a ausência de ação qualquer. Seria isso também uma ação? Também, depende de como ocorre a relação com as questões feitas anteriormente.

Vamos à epigrafe.

A referência à frase ‘Deus ajuda...’ implica em pensar sobre um indivíduo/sujeito que levanta cedo, batalha, é organizado, tem sorte, e, consegue algo na vida digno de um ou mais enunciados de gratidão: Obrigado Deus! Ou ‘teve sorte’, entre outros.

A sorte é sempre fator possível de inserir em qualquer situação existencial. Uma boa dose do que se chama de sorte é necessária. Pensando assim, todos temos sorte. Talvez, em alguns casos, não o suficiente. Sorte demais? Não existe.

Voltando à epigrafe. Imaginemos dois sujeitos em ação:

O primeiro acorda 4 horas, vai à labuta (trabalho), esforça-se, faz tudo de forma adequada e, como esperado, consegue êxito, é bem sucedido no que deseja. Detalhe – é ateu;

O segundo acorda 4 horas, vai à labuta (trabalho), esforça-se, faz tudo de forma adequada e, como esperado, consegue êxito, é bem sucedido no que deseja. Detalhe – é religioso fervoroso, reza enquanto trabalha;

Os dois, como se viu, tiveram os mesmos resultados. Nos dois sujeitos a frase ‘Deus ajuda a quem cedo madruga’ se materializou, independente da fé na inexistência ou existência divina*.

Questão para pensar: qual o fator que de fato significa ‘Deus em ação’?

_________

* Para ser ateu precisa de uma fé bem mais firme do que crer na existência divina.

___________________

Outras possibilidades (Professor PP):

YouTube: https://www.youtube.com/user/PAULOPEDROPEPE/videos

Twitter: https://twitter.com/Professor_pepe

Face: https://www.facebook.com/paulo.pedro.5/

Recanto das Letras: https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=187818