Antifragilidade da Emoção

Eclesiastes 3 nos ensina, entre outras coisas, que precisamos saber lidar com experiências e, consequentemente, com sentimentos ruins. Isso é difícil para pessoas impacientes, que querem se sentir bem AGORA. Mas, nas palavras de Ricardo Guaderrama (2018), quando todas as emoções são bem-vindas, você se torna antifrágil, no sentido de que todo sentimento existe para te ajudar de alguma forma. O que o destino – ou melhor, Deus – lança sobre nós pode ser recebido com alegria, pois é uma oportunidade.

Quando se trata de perdoar os outros, por exemplo, precisamos entender que os sentimentos ruins geralmente não desaparecem de uma hora para outra. A raiva não some de uma hora para outra. Precisamos de um tempo para lidar com as próprias emoções (Freedman e Chang, 2010). O perdão que a Bíblia nos chama a oferecer aos outros imediatamente é a reconciliação, mas os sentimentos não podem ser simplesmente sufocados, sob o risco de se tornarem problemas maiores, como uma ferida que não foi bem tratada.

Não tenha medo do sofrimento. Dor, física ou emocional, é informação. Use-a em seu favor.

FREEDMAN, Suzanne; CHANG, Wen-Chuan. An analysis of a sample of the general population's understanding of forgiveness: Implications for mental health counselors. Journal of Mental Health Counseling, v. 32, n. 1, p. 5-34, 2010.

GUADERRAMA, R. Antifragility of emotion. Disponível em: <https://stoicanswers.com/2018/02/06/antifragility-of-emotion/>.